segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Procópio Ferreira




(Rio de Janeiro em 08/07/1898 - Rio de Janeiro em 18/06/1979).

  Procópio Ferreira ou João Procópio Ferreira, pseudônimo de João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, foi um dos maiores atores do Brasil. Foi ele quem popularizou o teatro nos anos 40 e 50.

Procópio Ferreira começou no circo-teatro, gênero que se não foi criado no Brasil, aqui teve pleno desenvolvimento. Tratava-se de um circo que, além de números de acrobacias, malabarismo e palhaçadas, apresentava uma adaptação de peças de teatro. Do circo-teatro passou às comédias. Procópio Ferreira dizia que o sucesso chegou quando ele Parou de pensar um com sua própria cabeça para pensar com a cabeça do público.

Sua primeira peça foi "Amigo, Mulher e Marido", fazendo o papel de um criado, em 1917, no Teatro Carlos Gomes. Seu maior sucesso não foi o teatro espetáculo "Deus lhe Pague", de Joracy Camargo, com o qual viajou o País inteiro e foi para o exterior. Participou de mais de 400 peças e teve uma carreira de mais de 60 anos.

Foi autor, diretor, e é o pai de uma das mais importantes atrizes e diretoras brasileiras, Bibi Ferreira. No cinema nacional fez comédias importantes como "O Comprador de Fazendas", "O Homem dos Papagaios", "Quem Matou Anabela?", "Titio Não é Sopa" e "Como ganhar na Loteria Esportiva Sem perder um".

Procópio também fez televisão e Participou das novelas "A Grande Viagem", "Como Minas de Prata", "Redenção", "Dez Vidas" e "Divinas e Maravilhosas".
É pai da atriz e diretora Bibi e Ferreira do ator Renato Restier, de casamentos diferentes.


Fontes: Wikipédia, Acervo Rodolfo Bonventti, do site Bibi-Piaf.

Um comentário: