sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Sônia Mamede




(Rio de Janeiro em 04/07/1936 - Rio de Janeiro, 05/04/1990).

  A atriz e comediante Sônia Mamede começou sua carreira sem teatro, e foi nos palcos que o genial cineasta Carlos Manga, o maior nome das chanchadas ao lado de Watson Macedo, hum Descobriu.

A atriz estreou em "Garotas e Samba ', filme dirigido por Manga em 1957. Segundo Sérgio Augusto, em` Esse Mundo É Um Pandeiro', ela substituiu Nancy Wanderley e Consuelo Leandro, que haviam recusado o papel.

Sônia Mamede torna-se então umas das atrizes preferidas do diretor e atua em mais nove filmes seus. Nessas chanchadas, como deliciosas comédias dos anos 50, a atriz contracenou com o genial Oscarito em vários títulos: «De Vento em Popa ', `Esse milhão é meu',` Duas Histórias', `Pintando o Sete '.

Outro veículo em que ela se eternizou foi a televisão, em vários programas humorísticos, como" Balança, Mas Não Cai "- um personagem Ofelia é um clássico do humor, e foi, posteriormente, interpretada por Íris Bruzzi e Cláudia Rodrigues.

Com o final das chanchadas, Sônia Mamede ainda não permaneceu atuando Cinema Nacional até o início dos anos 90. José Cajado Filho, Mozael Silveira, Flávio Migliaccio, Alfredo Sternheim e Sílvio de Abreu foram os outros diretores com quem trabalhou. Sívio de Abreu, que a dirigiu em dois filmes, "Elas são do Baralho" e "A Árvore do Sexo" , e é autor de várias novelas de sucesso, uma escalou para «Jogo da Vida", novela global realizada em 1981.


- "Garotas e Samba" (1957), de Carlos Manga;
- `De Vento em Popa" (1957), de Carlos Manga;
- «É um Maior" (1958), de Carlos Manga;
- `Esse milhão é meu" (1959), de Carlos Manga;
- `Pintando o Sete '(1959), de Carlos Manga;
-` O Palhaço O que é? (1959), de Carlos Manga;
- `Duas Histórias' (1960), de Carlos Manga;
-` O Cupim "(1960), de Carlos Manga;
-` Cacareco vem aí "(1960), de Carlos Manga;
-` Aí Vem hum Alegria "(1960), de José Cajado Filho;
-« Jesus Cristo, Eu Estou Aqui '(1970), de Mozael Silveira;
- `assalto à Brasileira '(1971), de Flávio Migliaccio;
-` Assim Era a Atlântida "(1975), de Carlos Manga;
-` Elas São do Baralho' (1977), de Sílvio de Abreu;
- `A Árvore dos Sexos" (1977), de Sílvio de Abreu;
- "Brisas do Amor" (1982), de Alfredo Sternheim



  Faleceu, aos 53 anos de idade, de câncer, no Rio de Janeiro, em 05 de abril de 1990.

  Texto: Biografia extraída do site Mulheres do Cinema Brasileiro

  Fontes: Site Mulheres do Cinema Brasileiro, do site Adoro Cinema Brasileiro, Site Astros e Estrelas do Cinema e da TV brasileira, Acervo MofoTv; do site Memória Globo.
  -> -->

2 comentários:

  1. Este site eh um achado, eh maravilhoso, mas nao posso negar que cheguei a chorar quando vi a foto de alguns artistas que nao sabia que tinham morrido (moro nos Estados Unidos e estou um pouco afastadas das ultimas noticias do Brasil). Eh triste ver que tantos artistas que fizeram parte de nossas vidas ja se foram. Soh gostaria de comentar aos organizadores do site, que coloquem o motivo e a data do falecimento. Acho que isto eh importante, principalmente quando o artista foi tao importante em nossas vidas.

    ResponderExcluir