sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Maneco Bueno




( Rio de Janeiro em 1957 - Rio de Janeiro em 1982).

O ator Maneco Bueno teve uma curta carreira. Começou no teatro e participou da grande montagem do musical "O Homem de La Mancha" ao lado de Bibi Ferreira e Paulo Autran na década de 70.

Ainda no teatro, Maneco Bueno participou das montagens de "Boys Meets Boys" em 1978 e de "O Diamante do Grão-Mongol" em 1979 (veja depoimento abaixo da atriz e cantora Marília Barbosa sobre o ator).

No cinema participou de apenas um filme, "O Grande Palhaço" ao lado de Luiz Armando Queiroz e Maria Zilda, rodado na década de 70 mas só lançado comercialmente em 1980.

Na TV foi o protagonista jovem da novela "Memórias de Amor" que estreou na Rede Globo em 5 de março de 1979 e onde contracenava com Jardel Filho, Sandra Bréa, Eduardo Tornaghi e fazia par romântico com Myriam Rios.

Ao terminar a novela que o consagrou junto ao público, Maneco Bueno participou do episódio "Romeu e Julieta", do "Sítio do Picapau Amarelo", em que fazia o Romeu ao lado da atriz Tetê Pritzl, a Julieta.

Ele ainda participou da novela "Olhai os Lírios do Campo", exibida pela Globo no horário das 18h em 1980, e faleceu no ano seguinte no Rio de Janeiro.

Texto: Rodolfo Bonventti





Depoimento de Marília Barbosa à comunidade "Por Onde Anda?" em 30/08/2006:

"Em 1979, estivemos envolvidos num projeto da Lupe Giglioti, que foi a montagem de "O Diamante do Grão Mongol" de Maria Clara Machado. Tínhamos Wolf Maia na direção, Kalma Murtinho no figurino; no elenco, Cininha de Paula, Marcelo Escorel, Marcos Palmeira, Nizo Neto, muitos outros atores, eu e...Maneco Bueno, fazendo o Sr. Augustinho Bombom, um encanto e perfeição de figurino, muito bem dirigido e explendorosamente interpretado.Ele ganhou naquele ano o Prêmio Mambembe. Indefectível!
Pouco tempo depois ele "encantou" e ficou em minha idéia, a imagem dele andando pelo céu com a roupa do Augustinho Bombom que a Kalma criou para ele, com a maquiagem que eu criei e com a alma linda que era dele e era ele. Lindo, encantado, um anjo!"


Fontes: Site Tetê Pritzl, Depoimento de Marília Barbosa à Comunidade "Por Onde Anda?" (Orkut).

(RB)

4 comentários:

  1. Eu me lembro de ter lido algo em uma revista a respeito da morte dos pais e sobrinhos do ator em 1979,quando ele estava no auge do sucesso, em um acidente de carro em Sao Paulo. E so agora eu soube da morte dele. Alguem pode confirmar a informacao que eu dei acima?De que foi que ele morreu?

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o Blog Elenco Brasileiro (http://elencobrasileiro.blogspot.com), o ator, nascido em 1957, faleceu de câncer no fígado.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o Blog Elenco Brasileiro (http://elencobrasileiro.blogspot.com), o ator, nascido em 1957, faleceu de câncer no fígado.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o Blog Elenco Brasileiro (http://elencobrasileiro.blogspot.com), o ator, nascido em 1957, faleceu de câncer no fígado.

    ResponderExcluir