terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Germano Filho




(Rio de Janeiro em 1933 - Rio de Janeiro em 1998).

Começou a carreira no cinema em 1957, no filme "Sherlock de Araque", e só foi para a televisão em 1964 quando participou da novela "O Desconhecido", da TV Rio.

Se transformou em um dos atores coadjuvantes mais presente no cinema e na TV a partir daí.

O ator fez nove filmes e participou de mais de 30 novelas e minisséries.

No cinema, seus melhores papéis foram em "El Justicero", "O Menino eo Vento", "O Trapalhão na Ilha do Tesouro" e "O Coronel e o Lobisomem".

Na TV Globo, onde fez a maior parte das suas participações em TV, Germano Filho, esteve em "A Cabana do Pai Tomás", "Selva de Pedra", "Carinhoso", "Fogo Sobre Terra", "O Noviço", " Gabriela "," Pecado Capital "," Maria, Maria "," Marina "," Terras do Sem Fim "," O Homem Proibido "," Partido Alto "," A Gata Comeu "," Sinhá Moça "," Bambolê " , "Tieta" e "Salomé". Sua última atuação foi na minissérie "O Memorial de Maria Moura".

O ator faleceu, aos 65 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Texto: Rodolfo Bonventti.


Fontes: Wikipedia, Globo, Teledramarturgia; Globo Memória.  

4 comentários:

  1. Germano Filho era um dos atores mais atuantes nas novelas da Globo na década de 80 principalmente. Um grande talento. Lembro-me bem dele em "Tieta", "Sinhá Moça" e "Mulheres de Areia".

    ResponderExcluir
  2. A atuações mais marcantes de Germano Filho, para mim especificamente, foram em "Partido Alto" onde ele fez o Jesus, e, em "A Gata Comeu" em que fez o Vicente.
    Cala a boca Jesus!! - Dizia Ilva Niño em quase todas as cenas de "Partido Alto".
    Por sinal Germano foi marido de Ilva Niño também, em "Pecado Capital". Pai de Elisângela em "Pecado Capital" e em "Partido Alto". Saudades dessa geração de atores que fez a TV Globo ser o que é hoje.

    ResponderExcluir
  3. A foto do Germano Filho numa banca de revistas, identificada como se fosse a novela "A Viagem" é de um erro grotesco. Esta foto é da novela "A Gata Comeu" onde ele interpretava o Vicente, dono da banca de revistas onde o seu Oscar escondia as roupas e pai da Verinha e do Cecéu.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que ninguém se lembrou da carreira de Germano Filho como comediante, em programas das décadas de 60/70... era muito engraçado, numa época em que a comédia era sadia e muito divertida. Sou sessentão e me lembro de como meu pai e eu gostávamos de ver o Germano Filho interpretando o sírio (ou árabe) Seu Nagibe, dançando e cantando uma musiquinha que dizia "MUSTAFÁ, IÁ IÁ, MUSTAFÁ IÁ IÁ"... O personagem dele dizia que estava doente e pedia ao garçon uma comida que o médico lhe havia receitado, era "chá, papinha, coco e bola", e dizia que as bolas eram bolas de carne, achava de que se chamavam "alfândegas" (eram almôndegas...), mas ao final os dois concluíam que o médico havia mandado ele não comer... "chapinha de coca-cola"!!!... imaginem a inocência desse sketch... bons tempos que não voltam mais...

    ResponderExcluir