domingo, 10 de dezembro de 2006

Jacyra Silva


Novela

(São Paulo em 07/05/1940 - São Paulo, 17/01/1995).

Aos três anos, Jacyra já falava para qualquer um que seria uma cantora como Ângela Maria.

  Começou sua carreira participando de um concurso de beleza, em 1962, só para mulatas, e venceu outras 70 candidatas. Realizou o sonho de ser cantora em 1963, e se apresentava nenhum programa de Bibi Ferreira e outras em várias produções da TV Excelsior.

  Estreou na TV como atriz incentivada por Dionísio Azevedo eo autor Walter George Durst, nas novelas "Ambição" e "Folhas ao Vento". Fez ainda várias outras participações em novelas da emissora até ser levada para a TV Tupi pelo amigo Sérgio Cardoso fez com que os sucessos "O Anjo eo Vagabundo como" e Lina "António Maria", como Maria Clara.

  Foi para a TV Globo em 1969 e lá Participou de importantes novelas da emissora como "A Cabana do Pai Tomás", "Pigmaleão 70", "A Próxima Atração", "Bandeira 2", "Uma Rosa Com Amor", "Os Ossos do Barão "," Corrida do Ouro "," O Grito "," O Astro "," Maria, Maria "," Coração Alado "e" Sétimo Sentido ".

No cinema ela teve papel de destaque no filme "O Cortiço" de Francisco Ramalho Junior, em 1978, ao lado de Armando Bógus e Betty Faria.

  Ela se casou com o diretor de novelas Walter Campos e ao se separar dele resolveu estudar e voltar Fez uma faculdade de Psicologia. Nesse período resolveu apenas fazer participações especiais em novelas e minisséries e alguns humorísticos como "Chico City". Passou a se dedicar também à pintura e suas últimas aparições na TV foram na minissérie da TV Manchete, "Na Rede de Intrigas" e na novela da Globo, "O Amor Está no Ar".

  Morreu, em 17 de janeiro de 1995, vitimada por um derrame cerebral que um deixou em coma 70 dias.


  Texto: Rodolfo Bonventti


  Fontes: Site Teledramaturgia, Acervo Paulandre, Acervos Rodolfo Bonventti e Orias Elias.

Um comentário:

  1. Outra atriz que só fez papel secundário na TV, mas pelo menos ela arrasou na novela Antônio Maria como a Maria Clara!

    ResponderExcluir