sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Zacarias




(Sete Lagoas, Minas Gerais em 18/01/1934 - Rio de Janeiro em 18/03/1990).

O comediante Mauro Faccio Gonçalves, conhecido como Zacarias, era mineiro.

Pensou em seguir a Arquitetura mas acabou, por problemas financeiros, trabalhando com o pai em uma fábrica de café. Começou a trabalhar também na rádio local em um programa de humor que se chamava “Em Bambozal Era Assim”.

Ganhou vários prêmios como melhor comediante do rádio e tinha uma característica marcante, a habilidade em criar vários tipos completamente diferentes e imitar animais.

Começou a trabalhar em televisão na TV Excelsior do Rio de Janeiro, em 1963, e depois foi participar do programa “Praça da Alegria” na TV Record e do “Café Sem Concerto” da TV Tupi.

Foi na TV Tupi que ele conheceu Renato Aragão e Dedé Santana. Veio então o convite para entrar para Os Trapalhões, o que aconteceu em 1975. Criou então o personagem Zacarias, caracterizado pelo jeito infantil e levemente afeminado que usava uma peruca e possuía uma risada característica.

Chegou a ser premiado no teatro em 1971, antes de ir para Os Trapalhões, como ator revelação por seu papel na peça “A Dama do Camarote”. Com Renato, Dedé e Mussum fez mais de 20 filmes e antes, como ator de filmes adultos, participou das comédias “O Fraco do Sexo Forte” e “Deu a Louca nas Mulheres”.

Zacarias morreu de embolia pulmonar no Rio de Janeiro, mas seu corpo foi transportado e enterrado na sua cidade natal, Sete Lagoas. Ele era divorciado e deixou uma filha com 30 anos e uma neta de 10 anos. Morreu sem realizar um sonho profissional: montar um musical no teatro.


Texto: Rodolfo Bonventti.

(RB)

2 comentários:

  1. um comico nato. engraçado de nascença. era o mais ingenuo dos 4 trapalhoes . sorte que temos filmes para podermos relembramos.

    ResponderExcluir
  2. saudades do zaca.
    dos 4,era o meu trapalhão favorito.
    que Deus o tenha.

    ResponderExcluir