domingo, 3 de dezembro de 2006

Mara Rúbia




(Ilha de Marajó, no Pará em 03/02/1918 - Rio de Janeiro em 15/05/1991).

Mara Rúbia começou a trabalhar como bailarina em teatro de revista, tornando-se vedete de grande popularidade nas décadas de 40 e 50.

Estrelou sucessos como 'e Rabo de Foguete' Bonde da Laite '. Com um enorme carisma e espontaneidade, dividiu os palcos cariocas com outras celebridades da época, entre elas, Dercy Gonçalves, Renata Fronzi, Oscarito e Grande Otelo.

Em 1953, uma vedete ganhava 25 mil cruzeiros por mês, como contratada da TV Tupi de São Paulo valor idéntico e na TV Tupi do Rio de Janeiro.

Em 1957, Mara Rúbia chegou a comandar o programa "Boate Martini", Transmitido pela TV Tupi do Rio de Janeiro e onde apresentava os artistas em evidência na ocasião. Nessa ocasião, Decidiu abandonar o teatro para dedicar-se a outras atividades artísticas. Entretanto, um Sofreu Bombardeio de pedidos dos fãs e de empresários que acabou voltando atrás.
A carreira artística de Mara Rubia também inclui trabalhos no cinema onde estreou em 1946 no filme "No Trampolim da Vitória". Atuou também em "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "Os Deuses e os Mortos", entre outros. Seu último filme foi "Bububu não Bobobo" em 1980.
Na década de 70, uma estrela Participou das novelas "Sinal de Alerta" e "Feijão Maravilha" (1979), pela Rede Globo.

Nos palcos, Maria Rúbia destacou-se ainda em "A Filha de Iorio", de Gabriele D'Annunzio.
Mara Rúbia faleceu aos 73 anos em consequencia de problemas circulatórios e respiratórios.


Fontes: Site TV Cine Brasil, IMDb, Portais de notícias, Acervo Rodolfo Bonventti, Acervo do Canal Memória, Livro "Bibi Ferreira - Uma Vida no Palco".

Vídeos Relacionados:

http://inmemorian.multiply.com/video/item/131

Nenhum comentário:

Postar um comentário