quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Chico Martins




(Machado, Minas Gerais, em 27/05/1924 - São Paulo em 23/04/2003).

O ator Francisco Martins, mais conhecido como Chico Martins, cursou uma Escola de Arte dramática (EAD), em São Paulo, entre 1954 e 1957. Depois de formado, atuou em importantes companhias teatrais da época como Arena e Teatro Brasileiro de Comédia. Mas o grupo no qual permaneceu mais tempo foi o Oficina, de 1961 a 1968, período fecundo na produção artística da Companhia. Sob direção de Zé Celso Martinez, que participou desde primeiras encenações, ainda influenciadas pela linguagem do TBC, como "A Vida Impressa em Dólar" e "Pequenos Burgueses" de até montagens mais inovadoras e polêmicas, como "O Rei da Vela". Foi também não Oficina que conheceu Etty Fraser, com que se Casou em 1963. Ambos foram homenageados por Zé Celso em "Celebração não Oficina", quando o casal dançou uma valsa na passarela do teatro.

Ao longo de sua carreira, atuou sob direção de nomes como Antunes Filho, Augusto Boal e Celso Nunes. Seus últimos trabalhos foram com o grupo TAPA. Além de "A Importância de Ser Fiel", atuou nas montagens de "A Megera Domada" (1994), "Ivanov" (1998) eo "Telescópio" (1999).

Atuou, ainda, em muitas novelas da TV Tupi e algumas da Globo, entre elas, "Meu Rico Português", "O Machão"; "Os Apostolos de Judas" e "Olhai os Lírios do Campo".

Sua última peça foi "A Importância de Ser Fiel", em 2002, em que contracenava com a mulher, Etty Fraser.

Chico Martins tinha câncer na próstata. Faleceu aos 78 anos, vítima de pneumonia.

Fontes: Site Teatrochik, O Estado de S. Paulo, Acervo Rodolfo Bonventti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário