terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Mussum




(Rio de Janeiro em 07/04/1941 - São Paulo em 29/07/1994).

Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, nasceu no Morro da Cachoeirinha, no Rio de Janeiro.

Ele foi criado lá com muito sacrifício, mas estudou 9 anos num colégio interno, recebendo um diploma de ajustador mecânico.

Teve uma carreira militar de 8 anos nas Forças Armadas onde chegou a cabo da Aeronáutica e ao mesmo tempo participava com a Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado. Fez parte do grupo "Os Originais do Samba" e viajou com eles por quase todo o mundo. Foi participando de programas musicais na TV Record, no final da década de 60, que ganhou o apelido de Mussum, dado por Otelo Zeloni. Quando Mussum foi convidado pra ser um Trapalhão, não queria aceitar de jeito nenhum, pois ele achava que "artistis de tevê tinha que pintar a cara e isso não era coisa de homem".

Foi seu amigo Dedé Santana que insistiu para ele aceitar o convite em 1969 e Mussum passou a integrar o programa "Os Insociáveis", na época na TV Record, que logo passou a se chamar "Os Trapalhões" e que terminaria tornando-o muito famoso em todo o país.

Participou de 27 filmes com Os Trapalhões, além de mais de vinte anos de participações televisivas, através das quais imortalizou o seu modo particular de acrescentar as terminações "is" ou "évis" a palavras arbritrárias (ex: forévis, ônibusis, coraçãozis) e pelo seu inseparável mé (gíria para cachaça, que na verdade quer dizer mel).

Em 1984, ele, Dedé e Zacarias brigaram com Renato Aragão e realizaram um filme e gravaram alguns programas sem Renato Aragão. Mas as pazes vieram seis meses depois e quarteto se manteve unido até a morte repentina de Zacarias.


Mussum faleceu ao não resistir a um transplante de coração.

2 comentários:

  1. junto com zacarias , para mim eram os verdadeiros comicos dos trapalhoes.eram deveras engraçados sem se tornarem enjoativos.

    ResponderExcluir
  2. Muito louco era engraçado ao extremo.
    Quando se juntava ao Tião Macalé risos totais.

    ResponderExcluir