sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Sadi Cabral




(Maceió in 10/09/1906 - São Paulo em 23/11/1986).

Sadi Souza Leite Cabral veio para o Rio de Janeiro ainda pequeno. Em 1923, ingressou na Escola Municipal dramática, onde iniciou sua carreira não teatro. Estreou profissionalmente em 1924, na Companhia de Abigail Maia, atuando em "secretário de Sua Excelência". Em 1927 faz o curso de dança e coreografia de Maria Ollenewa e Richard Nemanoff e atuou em alguns espetáculos do Teatro Municipal como bailarino.

Em 1929, afastou-se do teatro e passou a dedicar-se ao rádio, sendo um dos introdutores das novelas radiofônicas no Brasil. Voltou ao teatro no final da década de 30 e participou de grandes companhias do teatro brasileiro - Teatro do Estudante do Brasil, Os Comediantes, Teatro Brasileiro de Comédia, Teatro Oficina e Teatro de Arena.

Ao longo de sete décadas atuou em centenas de peças. Seu último trabalho em teatro foi uma remontagem de "O Homem do Princípio ao Fim", de Millôr Fernandes em 1981.

Como letrista, Sadi também deixou sua contribuição para a música popular brasileira. Seu grande parceiro foi Custódio Mesquita. Com ele Compos dois clássicos da MPB: "Velho Realejo" e "Mulher". Em 1938, escreveu uma Opereta em parceria com Custódio Mesquita: "A Bandeirante", encenada em outubro do mesmo ano, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, RS. Muitas das letras que escreveu para composições de Custódio Mesquita, tornaram-se grandes sucessos na voz de Sílvio Caldas.

Estreou nenhum cinema em 1936, quando teve uma oportunidade de participar do filme "Bonequinha de Seda", de Oduvaldo Viana. O filme foi bem recebido, dando início praticamente à cinematografia brasileira. No mesmo ano Sadi fez: "Noites Cariocas".

Participou de mais de 50 filmes, numa longa, frutífera e duradoura carreira, onde se destacam: "Rio 40 Graus" (1955), "Bahia de Todos os Santos" (1960), "chuvas de Verão" (1978) e "gaijin , Os Caminhos da Liberdade "(1980). Sua última participação cinema não foi nenhum filme "O Menino Arco-Íris" (1983).

Na TV, Sadi Cabral estreou no início dos anos 50 nos teleteatros da TV Tupi, mas foi somente em 1967 que estreou em telenovelas participando de "Paixão PROIBIDA". Depois dessa participação, ainda que sem deixar o cinema, nem o teatro, começou a fazer diversas novelas. Fez na Bandeirantes: "Os" Miseráveis "e" Legião dos esquecidos ". Atuou também nas novelas da TV Excelsior, que faziam muito sucesso: "Sangue do Meu Sangue", "Mais Forte que o odio". Em 1971, a Rede Globo de Televisão o chamou para fazer "Minha Doce Namorada" e em seguida "O Primeiro Amor". A seguir fez "Jerônimo, o Herói do Sertão"; "divinas e maravilhosas", "O Velho, o Menino eo Burro", "Os Apostolos de Judas", "Duas Vidas" e "Roda de Fogo" (TV Tupi e Rede Globo). Em 1981, na TV Cultura, participou de "O Fiel ea Pedra"; "Partidas Dobradas" e "O Resto é Silêncio". Na TV Bandeirantes fez "Um Homem Muito Especial" e "Maçã do Amor" (1983), seu último trabalho em novelas.

Ele morreu aos 80 anos vitimado por uma paragem cardíaca.


Fontes: Site Museu da TV; Site Itaú Cultural; Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira; Wikipedia, Acervo Rodolfo Bonventti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário