terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Nélia Paula




(Argentina em 26/10/1930 — Rio de Janeiro em 08/09/2002).

Nélia Faria nasceu na Argentina mas foi pequena ainda para Niterói, no Rio de Janeiro, onde viveu boa parte da sua vida.

Começou a carreira como modelo e adotou o nome artístico de Nélia Paula.

Foi atriz e fez muito sucesso no teatro rebolado, na sua fase áurea, e era considerada a dona de um dos mais lindos e famosos pares de pernas do País. Trabalhou nas companhias de Carlos Machado e Wálter Pinto e fez dupla com Renata Fronzi em vários espetáculos.

Trabalhou também no Teatrinho Jardel, em Copacabana e logo depois foi para a TV Rio já como atriz cômica. Atuou em "Satiricom", "Chico City" e nas novelas "Partido Alto", "Guerra dos Sexos" e "Carmem", esta na TV Manchete. Seu grande momento ocorreu com o papel de Amparito Hernandez, em "Roque Santeiro".

Na "Escolinha do Professor Raimundo" ela interpretou a vedete Amparito Pêra e a D.Cora. Também participou no teatro de espetáculos como "Gaiola das Loucas"; "Mandrágora" e "Alô Dolly" com Bibi Ferreira.

Morou sozinha num apartamento em Copacabana durante 50 anos, mas, sem convites para trabalhar, teve de trocar o apartamento pelo Retiro dos Artistas, onde viveu por quase oito anos. Ela faleceu lá mesmo, vítima de ataque cardíaco fulminante.

Fontes: Jornal O Globo; Site "Eu sei Tudo", Matéria Istoé Gente, Acervo Sander Nagy, Acervo Danilo Monzilo, Acervo Daniel Marano.


3 comentários:

  1. Nélia Paula não morreu!!!! Ela apareceu em 2010 no Video Show, está morando no Retiro dos Artistas e está muito bem!!!

    ResponderExcluir
  2. O Video Show, pasmem, se enganou. Como é que pode? Com equipe de redatores, revisores, videotape!! Focalizaram a cantora Rosana Toledo (que realmente estava viva e reside no Retiro) e legendaram como se fosse Nélia Paula!!!!

    ResponderExcluir