sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Jofre Soares




(Palmeira dos Índios, 21/09/1918 - São Paulo, 19/08/1996).


Sua carreira de ator começou em 1961, aos 43 anos. Antes disso foi oficial da Marinha por 25 anos. Já tinha se aposentado como marinheiro, e se dedicava ao teatro amador e ao circo da cidade, no qual era um palhaço, quando o cineasta Nelson Pereira dos Santos o conheceu e o convidou para fazer o filme "Vidas Secas", baseado na obra com o mesmo nome de Graciliano Ramos.

A partir desse filme emendou um trabalho atrás do outro e acabou participando de quase 100 filmes em mais de 30 anos de carreira. Foi um dos atores brasileiros mais atuantes no cinema e na tv nas décadas de 70 e 80.

O sucesso no cinema o levou para a TV e para o teatro. Na TV a estréia foi em 1968 na novela "Beto Rockfeller" e fez trabalhos importantes em novelas e minisséries como "Rosa Baiana" na Bandeirantes, "Lampião e Maria Bonita", "Paraíso", "Padre Cícero" e "Riacho Doce" na Globo e "Jerônimo, o Herói do Sertão" e "As Pupilas do Senhor Reitor" no SBT.

Sua última participação no cinema foi no filme "O Cangaceiro", de Anibal Massaini, onde fazia o papel de um sertanejo.



Fontes: Site Adoro Cinema Brasileiro, Blog Site Estranho Encontro, Wikepedia, Acervo Rodolfo Bonventti.

(RB)

3 comentários:

  1. Esteve no elenco de "As Pupilas do Senhor Reitor" (94/95-SBT).

    ResponderExcluir
  2. Jofre Soares era um excelente ator. Fez vários padres na TV. Em "Padre Cícero", "Pantanal" e na novela "Renascer" onde ele interpretou o "Padre Santo" ao lado de "Jackson Costa". Também participou das novelas, ''Meu Bem Meu Mal" e "As Pupilas do Senhor Reitor" além da minissérie "Riacho Doce" entre outros trabalhos.

    ResponderExcluir
  3. Começando aos 43, fez uma carreira sólida e maravilhosa na teledramaturgia. Nunca é tarde, não?

    ResponderExcluir