quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Roni Rios




(Sorocaba, São Paulo, em 05/07/1937 - São Paulo em 16/05/2001).

Ronald Leite Rios, o Roni Rios, foi criador e intérprete de personagens marcantes da televisão brasileira. A mais importante delas foi Bizantina Scatamáfia Pinto, a Velha Surda, personificada por Rios pela primeira vez em 1956, no programa "Praça da Alegria", de Manoel da Nóbrega, na extinta TV Tupi.

Nos anos 60, foi com Nóbrega para a Globo e, depois com seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, entrou para o SBT em "A Praça é Nossa", onde ficou por 14 anos.

Além da Velha Surda, criou Philadelpho e Seu Explicadinho, famoso pelo bordão “nos mínimos detalhes”.

Roni Rios era também veterinário e presidia o Sindicato dos Médicos Veterinários de São Paulo. Em 2000, foi diretor do Sindicato dos Artistas.

Entre seus projetos estava a apresentação de um programa rural numa emissora do interior de São Paulo.

Morreu, aos 64 anos, de câncer linfático, em São Paulo.

4 comentários:

  1. Criou personagens como a Velha Surda, Philadelphio e o Explicadinho, da 'Praça É Nossa'. No mesmo programa, interpretou ainda o maestro do coral da praça.

    ResponderExcluir
  2. a velha surda e um icone da tv brasileira. sem duvida nenhuma o quadro mais engraçado da praça e nossa. faz muita falta aqueles dias de sabado a noite . onde pudiamos ver a velha surda deixar apolonio louco... gostaria de saber por onde anda apolonio?

    ResponderExcluir
  3. Desde criança era meu quadro favorito..

    ResponderExcluir