domingo, 17 de dezembro de 2006

Mazzaropi




(São Paulo em 09/04/1912 - São Paulo em 13/06/1981)

Filho de uma empregada doméstica e de um chofer de praça, Amácio Mazzaropi nasceu no Bairro de Santa Cecília, em São Paulo.

Em 1914, a falta de dinheiro e o espírito inquieto do pai, levam a família Mazzaropi de volta para Taubaté, de onde tinha saído, onde o pai vai trabalhar como operário têxtil na Companhia Taubaté Industrial - CTI.

Desde pequeno, Amácio revela vocação artística. No Grupo Escolar onde estudava tinha incrível facilidade para decorar poesias e logo vira o centro das atenções nas festas da escola como declamador-mor.

Amácio é matriculado no Ginásio Washington Luís. Em casa, estuda e decora textos do livro Lira Teatral. No monólogo Chico, imita um tipo caipira que agrada em cheio numa festa da escola.

Freqüenta os circos que passam pela cidade e não esconde sua vontade de se tornar ator circense. Os pais, contrários à idéia, o mandam para a casa do tio Domingos Mazzaropi, em Curitiba. O objetivo é distanciá-lo da “perdição” dos palcos dos circos. Trabalha como caixeiro da loja de casemira da família.

Aos 14 anos, Amácio retorna à São Paulo com o mesmo sonho de atuar no circo. Conhece o famoso Ferry, faquir do Circo La Paz, e, para desespero dos pais, começa a viajar com eles.

Em 1929, sem dinheiro, Amácio deixa o circo e volta para a casa dos pais em Taubaté. Torna-se tecelão da Companhia Taubaté Industrial.

Em 1931, Amácio volta a fazer teatro, agora como ator e diretor.

Com a efervescência cultural de 1932, Mazzaropi anima-se e estréia na Troupe Carrara, no cine Theatro Polytheama, em Taubaté, no papel de Eugênio Carvalho, na comédia HERANÇA DO PADRE JOÃO, de Baptista Machado. Em 1935, Amácio convence a família a seguir com a Troupe de teatro que criara. Os pais, persuadidos, viram atores, ajudam na administração e passam a realizar diversas turnês.

Em 1944, morre o pai de Mazzaropi, aos 56 anos.Quatro dias depois da morte do pai, Amácio estréia ao lado de Nino Nello no Teatro Oberdã, em São Paulo com a peça FILHO DE SAPATEIRO, SAPATEIRO DEVE SER.

Em 1945, instala o seu pavilháo em para São Paulo., no bairro de Santana e a casa vive cheia. Passa a morar no Tucuruvi, de onde virá o apelido “Bernard Shaw do Tucuruvi” numa alusão cômica ao famoso ator inglês.

Com o sucesso do pavilhão, Mazzaropi assina contrato com o Teatro Colombo, onde atua por mais de um ano.

Em 1946, Mazzaropi é convidado por Demerval Costa Lima, diretor da Rádio Tupi de São Paulo, para fazer o programa Rancho Alegre. A produção é de Cassiano Gabus Mendes e logo alcança grande audiência.

No fim do ano, assina contrato com a Companhia Dercy Gonçalves e atua ao lado da famosa atriz, na super revista SABE LÁ O QUE É ISSO?, de Jorge Murad, Paulo Orlando e Humberto Cunha, no Cine Theatro Odeon.

Em 18 de setembro de 1950, é inaugurada a primeira emissora de televisão brasileira, a TV Difusora de São Paulo, canal 3. Convidado para o show de estréia, Mazzaropi torna-se o primeiro humorista na TV. A direção resolve lançar o programa RANCHO ALEGRE com Amácio e a atriz Geny Prado.

Em 1951, os diretores Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne estavam no Nick Bar, em São Paulo, quando viram Mazzaropi na TV. Resolvem chamá-lo para um teste na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde filmou SAI DA FRENTE. Mazzaropi está com 39 anos.

Seguiram-se vários filmes: NADANDO EM DINHEIRO, CANDINHO, A CARROCINHA, O GATO DE MADAME, que marca a estréia de Odete Lara no cinema, O FUZILEIRO DO AMOR, O NOIVO DA GIRAFA, CHICO FUMAÇA, CHOFER DE PRAÇA, JECA TATU, AS AVENTURAS DE PEDRO MALASARTES, ZÉ DO PERIQUITO, TRISTEZA DO JECA, seu primeiro filme colorido, O VENDEDOR DE LINGÜIÇA, A CASINHA PEQUENINA, O LAMPARINA, MEU JAPÃO BRASILEIRO, O PURITANO DA RUA AUGUSTA, O CORINTHIANO, O JECA E A FREIRA, NO PARAÍSO DAS SOLTEIRONAS, UMA PISTOLA PARA DJECA, BETÃO RONCA FERRO, O GRANDE XERIFE, UM CAIPIRA EM BARILOCHE, O GRANDE XERIFE, PORTUGAL, MINHA SAUDADE, O JECA MACUMBEIRO, JECA CONTRA O CAPETA , JECÃO…UM FOFOQUEIRO NO CÉU, O JECA E SEU FILHO PRETO, A BANDA DAS VELHAS VIRGENS, O JECA E A ÉGUA MILAGROSA., seu 32º e último filme.

Em 1980, começou a produção de MARIA TOMBA HOMEM, obra jamais realizada.

Mazzaropi morreu em 13 de junho de 1981 aos 69 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e a causa mortis foi uma septicemia.

Sua mãe morreu em 1983, aos 91 anos.


Fontes: Site Mazzaropi, Site Adoro Cinema Brasileiro

3 comentários:

  1. uma das coisas que eu nao consigo entender como e que nao divulgam pela tv aberta filmes que realmente prestam como os do grande mazza pois ainda ha pessoas no brasil que gostam de ver coisas boas

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima,é uma pena que o trabalho desse grande artista é tão pouco divulgado na tv.Mazzaropi foi único e inesquecível como nosso querido caipira.Saudades!!!!!

    ResponderExcluir
  3. pensei ter tido a oportunidade de saber mais sobre a obra e a vida desse grande artista adquerindo o documentario o rei das plateias,quando me decepcionei com um documentario mesquinho e fraco sem nenhuma relevancia para aqueles que não o conheceram em vida,faltou carlos garcia,joaosinho,rose garcia,péricles seu filho adotivo,pessoas que realmente deveriam aparecer no documentario,mazzaropi deveria receber uma homenagem a altura.tomara que facam algo importante para celebrar seus 100 anos

    ResponderExcluir