quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Lia de Aguiar




(Taubaté, São Paulo em 30/04/1927 - Piedade, São Paulo em 08/06/2000)

A atriz Lia Borges de Aguiar, conhecida como Lia de Aguiar, nasceu no interior de São Paulo.

Quando mudou-se para a cidade de São Paulo, conheceu Sagramour de Scuvero, radialista jovem, que a ajudou a entrar na rádio e na televisão. Devido a amizade deste com Homero Silva, que dirigia e apresentava na Rádio Difusora de São Paulo o programa Clube do Papai Noel, Lia de Aguiar começou como cantora,. Logo depois, passou a fazer rádio-teatro. Sagramour de Scuvero também organizou um programa, que se chamava Teatro de Brinquedo, onde eram montadas peças teatrais infantis, levadas ao rádio, porém feitas no palco com auditório.

Sempre acompanhada pela mãe, Lia de Aguiar foi contratada pelas Emissoras Tupi-Difusora de São Paulo ou Rádio Tupi. Começou a fazer os papéis de "ingênua", nas rádio-novelas. O primeiro grande papel de Lia de Aguiar foi em "Quo-Vadis", com Otávio Gabus Mendes. A seguir, passou a trabalhar com Oduvaldo Viana e esteve em vários rádio-teatros.

A voz de Lia de Aguiar era considerada linda e sua dicção perfeita. São dessa época os sucessos Tempestade d'alma, A felicidade bate a sua porta e Pelos caminhos da vida.

Em 1950, a televisão chegou ao Brasil e Lia esteve presente desde o primeiro dia.

Foi a primeira protagonista do programa Sua vida por um fio e participou de outros programas como TV de Vanguarda, o principal programa de televisão na época. Nessa época, entre outros, atuou nos teleteatros A vaidosa, Esquina perigosa e E o vento levou.

Participou de telenovelas e foi apresentadora, a primeira da televisão brasileira.

Lia de Aguiar apresentou o programa "Encontro Entre Amigos", que ficou no ar por muitos anos, sempre no horário nobre.

Casou-se com Devanir Otaviano Corazza, teve dois filhos, Denise e Gilberto, e separou-se em 1958. Após um período de onze anos de afastamento, voltou a fazer programas na TV Bandeirantes, em seguida na TV Record e no SBT.

Algumas das peças de teatro em que participou foram Feitiço, no Teatro Popular do SESI e Você tem medo do ridículo, Clark Gable?.

Lia de Aguiar faleceu devido a uma parada cardíaca, em conseqüência de crise de asma.


Fontes: Site Museu da TV (Pró-TV), Wikepedia, Site Memória da TV Brasileira; Acervo de fotos Orias Elias

2 comentários:

  1. Entre as novelas que fez no SBT, estão Fascinação, Éramos Seis e Chiquititas.

    ResponderExcluir
  2. no Sbt também participou da novela " Pérola Negra " exibido em 1998, que está sendo reprisada de seg á sexta ás 14h15.

    ResponderExcluir