domingo, 3 de dezembro de 2006

Francisco Milani




(São Paulo em 19/11/1936 - Rio de Janeiro em 13/08/2005).

A carreira artística de Francisco Milani começou cedo, aos 13 anos de idade, quando ele conseguiu seu primeiro emprego em uma rádio no interior de São Paulo. Em 1959 participou da “TV de Vanguarda” e “TV Comédia”, na extinta Rede Tupi. Convidado pelo dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, foi trabalhar no Centro Popular de Cultura, o CPC, na União Nacional dos Estudantes. Perseguido pela ditadura militar, teve que ir embora de São Paulo e a carreira artística ficou interrompida durante oito anos. Virou caminhoneiro, e, na década de 70 viajou para o Rio de Janeiro, onde passou a viver e onde retomou sua vida de artista.

No cinema, Milani participou do clássico “Terra em Transe" (1967) e, mais recentemente, de “O Coronel e o Lobisomem”, e do infantil "Eliana em Os Segredos dos Golfinhos".Sua última participação foi no filme “Irmã Vap - O retorno”, lançado após a sua morte.

Milani participou de inúmeras novelas, entre elas "Selva de Pedra" (1972), "Elas por Elas" (1982), "Barriga de Aluguel" (1990) e "Vamp" (1991), todas na Rede Globo. Em 1978, ele fez na Tupi "Roda de Fogo", mesmo nome de outra novela da Globo em 1986. Fez trabalhos e minisséries, como “Bandidos da Falange”, “Riacho Doce”, “Anos Rebeldes”, entre outras.

Na década de 80 descobriu-se sua veia humorista, como o intolerante Chefe na série “Armação Ilimitada”. Trabalhou nos humorísticos “Chico Anysio Show” e “Escolinha do Professor Raimundo”. Como diretor, Milani comandou o "Viva o Gordo", de Jô Soares, e outros programas humorísticos de Chico Anysio. Entre seus últimos trabalhos estão o personagem "Saraiva", dono do bordão "tolerância zero", no programa humorístico da Globo "Zorra Total", e o rabugento tio Juvenal, em "A Grande Família". Antes disso, viveu também Pedro Pedreira, na "Escolinha do Professor Raimundo".

Milani foi também narrador e dublador. Trabalhou para o "Fantástico" e, entre 1994 e 1997, foi locutor do programa "Casseta & Planeta, Urgente!". Na área de dublagem, emprestou sua voz ao protagonista do seriado "Magnum" (Tom Selleck), entre outros.

Interessado pela política, Milani chegou a ser eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro). Em 2000, ele foi vice da candidata Benedita da Silva (PT) nas eleições municipais do Rio de Janeiro --o vencedor foi Cesar Maia (PTB).

Pai de três filhos, o ator foi casado por duas vezes, uma delas com a atriz Joana Fomm.

Milani morreu aos 68 anos, devido a um edema agudo pulmonar e insuficiência renal aguda, conseqüências de um "câncer no reto metastático".


Fontes:Wikipedia; Imdb; Portais de notícias da Folha de SP, Terra e outros

(LR / AE)

Um comentário:

  1. Fantástico ator e grande narrador.
    Seu Saraiva era feito no tom.
    Saudades..........

    ResponderExcluir