sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Ana Ariel




(São Paulo em 18/05/1930 - Rio de Janeiro em 20/02/2004).

Criada num circo, Ana Ariel estreou não apenas com picadeiro sete anos ao lado de seu pai, o famoso palhaço Piolim. Foi equilibrista, ginasta, acrobata e atriz de dramas e comédias circenses.

Em 1960, a atriz mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou uma nova carreira.

"Fui trabalhar nas peças teatrais da TV e apesar de saberem que eu tinha uma tradição de humor, sempre fui aproveitada em papéis dramáticos. Logo depois, fui fazer, com meu primo Ankito um quadro, no programa "Noites Cariocas", lembrou a atriz em uma entrevista.

Em 1967, fez sua estréia na TV Globo em "A Rainha Louca", no papel de uma índia, e a partir daí não parou mais.

Personagens marcantes não faltaram em sua longa carreira: em "Irmãos Coragem" foi Domingas, personagem que guardava vários mistérios da trama, além de ser uma mãe de Juca Cipó (Emiliano Queiroz). Em "Gabriela" uma atriz Viveu D. Idalina, uma severa mãe de Malvina (Elisabeth Savalla). Viveu também Ariel Ana Raquel, mãe de Mário Fofoca (Luiz Gustavo), em "Elas por Elas", a Rita de "Véu de Noiva", um Bina de "Cabocla"; uma Esmeralda de "Sangue e Areia"; um Berenice Vilhena , mãe de Cristiano Vilhena, em "Selva de Pedra", entre outros personagens.

"Estou aposentada e não quero mais voltar à TV. Eu cansei. Tive uma crise de Labirintite que quase acabou comigo. Aí resolvi me afastar. Achava que era só por um tempo, mas depois eu vi que não dava certo mesmo. É muita responsabilidade tonta entrar em cena, com Labirintite. Corro o risco de ter que sair por uma porta e de repente atropelar uma câmera ", disse a atriz quando se afastou da carreira. Sua última novela foi "Hipertensão", em 1986.

2 comentários:

  1. uma das coisas mais importante para mim e saber quem foi aquela pessoa ou personalidade que vi quando era pequeno cuja imagem nao me sai da memoria por esse motivo parabeniso quem criou esse site por esse maravilhoso feito

    ResponderExcluir
  2. Saudades de uma grande atriz, Ana Ariel, que aprendi a gostar quando a via interpretando na TV. Personagens fortes, expressões fortes, talento inigualável. Ana Ariel merece ser sempre lembrada.

    ResponderExcluir