sábado, 2 de dezembro de 2006

Rogério Cardoso




(Mococa, Sâo Paulo, em 30/03/1937 - Rio de Janeiro em 24/07/2003).

Rogério Cardoso Furtado, conhecido como Rogério Cardoso, nasceu e passou a infância e a adolescência na sua cidade natal. Foi estudar Odontologia por dois anos, em Ribeirão Preto (SP), mas interrompeu o curso para seguir a carreira artística.

Começou a vida artística em 1952 no rádio, como contra-regra. Logo passou a atuar em programas, cantando e contando piadas. Desde então ele nunca mais abandonou o humor. Seis anos depois, fez sua estréia nos palcos na peça “A Ditadora”. Ao todo, participou de cerca de 20 espetáculos, dos quais apenas um, “Esperando Godot”, não foi comédia.

A carreira televisiva teve início em 1963 na Excelsior, onde participou dos programas humorísticos "A Cidade se Diverte", "Moacyr Franco Show" e "Times Square". Na Record, fez a “Praça da Alegria”. Contratado da TV Globo desde 81, ele integrou os principais programas de humor da emissora, como “Balança Mas Não Cai” e “Chico Anysio Show”. Conquistou a televisão com personagens cômicos e marcantes como "Rolando Lero" (na Escolinha do Professor Raimundo) e "Salgadinho" (na telenovela Explode Coração-1995).

Na teledramaturgia sua primeira novela foi “A Mãe” (Excelsior, 64). Na Globo, participou ainda de “A Gata Comeu” (85), da minissérie “Hilda Furacão” (97) e do especial “O Auto da Compadecida”. Seu último personagem, foi o Seu Floriano, de “A Grande Família”, um sucesso nas noites de quinta-feira na Globo. Rogério também vivia o Epitáfio, do programa humorístico “Zorra Total”.

Só foi descoberto pelo cinema no final dos anos 90. Ao todo, fez dois curtas-metragens e cinco longas, como “O Auto da Compadecida” e “Samba-Canção”.Cardoso também participou dos filmes "Boleiros", "Bossa Nova", "O Circo da Qualidades Humanas" e "Amor & Cia", entre outros.

Faleceu em sua casa no Rio, aos 66 anos de idade, vítima de um infarto fulminante .

Fontes:Wikipedia, Site Adoro Cinema Brasileiro, Portais de Notí­cia

3 comentários:

  1. No SBT, participou do elenco do humorístico 'Reapertura'.

    ResponderExcluir
  2. tadinho apanhava tanto da querida nair belo kkkkkk eu ria que me acabava kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Era uma figura desmpenhava qualquer papel.
    Salgadinho,Epitáfio,Padre Auto da Compadecida,Avô na grande família.
    Senti muito sua morte talento insubstituível.

    ResponderExcluir