quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Francisco di Franco




(São Paulo em 07/05/1938 - São Paulo em 11/04/2001)

O ator Francisco de Souza, nome verdadeiro de Francisco di Franco, foi criado na Rua da Consolação, em São Paulo. O seu pai, Sr. Waldomiro, tinha um açougue na Rua da Consolação próximo à Alameda Santos.

Todas as noites, depois do trabalho, Francisco di Franco ia paquerar como empregadas domésticas não Parque Trianon. Dono de um pequeno caminhão, reunia-se com amigos no "Bar do Bigode", onde bebiam, comiam pizza e contavam histórias.

Depois de alguns anos, Francisco di Franco se tornou ciclista e ganhou várias corridas junto com o famoso Claudio Rosa, campeão da 9 de Julho.

Mais tarde, Francisco di Franco tornou-se mecânico de automóveis na Oficina do Sr. Albino. Foi aí que sua vida mudou totalmente.

O ator Mazzaropi foi consertar o carro e ficou impressionado com a aparência de Francisco di Franco: 1m85 de altura, corpo Atlético, boa pinta e muito falante. Mazzaropi o convidou para fazer um teste não cinema.

Fez o seu primeiro filme, "Jeca Tatu", e não Parou mais de atuar. Fez mais de quarenta filmes, novelas e seriados.

Foi convidado pelo craque Pelé para fazer um filme que ele dirigiu, "Os Trombadinhas".

Na TV Globo, atuou em "Bandeira 2" e na TV Tupi fez "A Viagem", "Ovelha Negra" e "Jerônimo, o Herói do Sertão". Nessa novela, que mais parecia um seriado, ele fez muito sucesso como o protagonista. A história foi Inspirada na radionovela do mesmo nome, feita pela Rádio Nacional, na década de 60. A história, escrita por Moyses Weltman, foi novamente levada ao ar em 1984, pelo SBT. Aí ganhou o nome de apenas: "Jerônimo". Francisco Di Franco foi novamente chamado para encabeçar o Elenco.

Dentre os filmes em que Francisco di Franco estão "Balada dos Infiéis" em 1970, "Um Certo Capitão Rodrigo", em 1971, "Uma Verdadeira História de Amor"; "Cordélia, Cordélia", "Um Marido Sem. e Como ... um Jardim sem Flores "," A Noiva da Noite "," O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão "," Paixão de Sertanejo "," Como Borboletas Também amam "," Iracema, a Virgem dos lábios de Mel "e" Até que a Vida nos Separe "em 1999, seu último trabalho como ator.

Foi eleito, em 1972, o homem mais bonito do Brasil.

Ganhador de vários Prêmios, foi convidado pelo diretor italiano Sergio Leone (de "O Dólar Furado", com Giuliano Gema) para fazer, na Itália, um filme com Anthony Quinn.

Repentinamente, Francisco di Franco desapareceu das telas de cinema, da televisão e da mídia.

Viveu os últimos anos de sua vida na cidade de São Bernardo do Campo, em SP, trabalhando na Prefeitura Municipal.

Francisco di Franco Faleceu, vítima de câncer, em 2001. Era solteiro, sem filho e deixou um irmão e uma irmã.


Fontes: Acervo Rodolfo Bonventti, Site Teledramaturgia; Sítio São Paulo Minha Cidade - João Cláudio Capasso.

6 comentários:

  1. Francisco di Franco foi eleito "O homem mais bonito do Brasil" no programa Flávio Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito triste em saber só agora de sua morte. Não podemos deixar nada mesmo para amanhã. Ele e meu pai foram muito amigos....sinto muito.

    ResponderExcluir
  3. ele realmente foi um dos homens mais bonitos do brasil.

    ResponderExcluir
  4. Correção ele deixou filhos sim , tem um video no Youtube de 1994 dele sendo entrevistado no video show no quadro por onde anda? ele fala que tem dois filhos se não me engano

    ResponderExcluir
  5. bem eu gostaria de deixar um esclarecimento a sua familia que o ator que trabalhou no filme de bang bang Italiano o dolar furado foi o Montegomery Wood e nao o Juliano Gema eram bem parecidos.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente.Ele deixou um casal de filhos,Guilherme e Adriana.

    ResponderExcluir