quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Luiz Carlos Arutin




(Barretos, São Paulo em 19/01/1933 - Rio de Janeiro em 10/01/1996).

O ator Luiz Carlos Arutin era filho de pai sírio e mãe italiana, e começou como ator na sua cidade natal e depois foi para São Paulo, onde cursou a Escola de Arte Drámatica da USP.

O ator foi um dos comandantes, junto a Augusto Boal, do teatro de Arena na década de 70. No final da década de 70 consagrou-se no teatro quando ganhou o prêmio Molière e o prêmio de melhor ator da Associação Paulista dos Críticos de Arte com a peça "O Inocente", em que interpretava Luigi Pécora.

Ao longo de quase 40 anos de carreira, Luís Carlos Arutin acumulou cerca de 20 trabalhos em telenovelas e miniséries na televisão. Estreou na telenovela “Meu Pedacinho de Chão” em 1971 e a seguir fez “Vitória Bonelli”. Arutin brilhava particularmente no papel de imigrantes como Yussef, da novela "Os Imigrantes", que lhe valeu o prêmio de melhor ator em 1982 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e Rachid, de "Renascer", exibida pela Rede Globo em 1993. Também brilhou como Oscar na novela “A Gata Comeu” e o técnico de futebol Bepe de “Vereda Tropical”, ambas na TV Globo. Outros personagens de destaque foram Orlando Cardoso em “Campeão” na TV Bandeirantes; o bom e polêmico jornalista Augusto de “Sinhá Moça” e João Semana em “As Pupilas do Senhor Reitor”(1995), no SBT. Arutim seria uns dos principais personagens da novela “O Rei do Gado”, não fosse seu falecimento dias antes do início das gravações. Sua última novela foi “A Idade da Loba”, na Bandeirantes em 1995.

No cinema, seu último trabalho foi como vovô Passarinho de "O Menino Maluquinho", exibido em 1995.

Morreu vítima de asfixia causada por um incêndio ocorrido no apartamento onde morava com a mulher, e o filho mais novo, em Jacarepaguá. O fogo, segundo vizinhos, foi provocado por uma vela acesa no quarto do rapaz. As chamas se espalharam rapidamente por causa da parede revestida de isopor e carpete, usados como isolamento acústico pelo filho do ator, que toca bateria.

Luis Carlos Arutin, que completaria 63 anos, era apaixonado pelo trabalho. Mas, embora levasse sua profissão a sério, a palavra que mais usava para classificá-la era "divertida".


Fontes: Wikipedia, portais de notícias diversos, Acervo Rodolfo Bonventti.

3 comentários:

  1. uma das figuras da tv ,que nunca esquecerei .pois o papel que ele fez em a gata comeu ,e simplismente inesquecivel. eu ria muito com ele e ainda riu. pois tenho os ultimos cap da novela gravados.

    ResponderExcluir
  2. Um falso conde em Vereda Tropical e dava golpe na Ceição sua esposa.
    Ceição me vê um leitinho esperto.
    Morte trágica.

    ResponderExcluir
  3. MATARAZZ ,vc se enganou,em Vereda Tropical ele fez papel de técnico de futebol onde o Mário Gomes fazia papel de jogador e onde ele dava o golpe do leitinho na Ceição era em A gata Comeu.

    ResponderExcluir