quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Zanoni Ferrite




(São Paulo em 1946 - São Paulo em 24/07/1978).



Zanoni Ferrite participou de diversas novelas e, em 1970, ganhou o Molière, prêmio concedido anualmente pela Air France às personalidades que mais se destacaram em teatro, em São Paulo e Rio de Janeiro. Na ocasião, Ferrite levava o troféu como melhor ator por seu trabalho em "As Alegres Comadres de Windsor", "A Longa Noite de Cristal" e "O Interrogatório".



No teatro ele se destacou também em "O Santo Inquérito", no papel do Padre Bernardo e ao lado de Regina Duarte.

O ator estreou no teatro amador na década de 60 no interior de São Paulo. Na capital, cursou a Escola de Arte Dramática em 1964, tendo recebido, na ocasião, o prêmio Chinita Ulmann, de melhor ator. Em 1967, atuou em "Arena Conta Tiradentes", em 1968 fez "MacBird", em 1969, "Hamlet" e, em 1971, "Castro Alves Pede Passagem".

Na televisão, estreou em "Pingo de Gente", pela TV Record. Na Globo, participou das telenovelas "Escalada" (1975), "Pecado Capital" (1975), "Anjo Mau" (1976) e "Estúpido Cupido".


Em 1977, contratado pela TV Tupi, foi incluído no elenco de "Um Sol Maior" e na segunda versão de "O Direito de Nascer", onde interpretava o papel de Dom Jorge Luís. Ele morreu vítima de um acidente de carro duas semanas após o início das gravações e foi substituído pelo ator Adriano Reys.



Fontes: Site Antaprofana, Acervo Rodolfo Bonventti, Picasa - Galeria Pública Jane; sites Diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário