domingo, 3 de dezembro de 2006

Consuelo Leandro


Foto cedida por Rodolfo Bonventti.

(LL)

(Lorena, São Paulo em 27/05/1932 --- São Paulo em 05/07/1999)

A vedete, atriz e humorista Consuelo Leandro nasceu Maria Consuelo da Costa Ortiz Nogueira, e adotou o nome Leandro do avô.

Aos 6 anos de idade, foi convidada para participar de uma Procissão do Senhor dos Passos de São Benedito e Descobriu o seu fascínio pela vida artística. Vestiu-se de anjo e exigiu que a mãe bordasse uma enorme cruz de strass em sua roupa, pois queria Brilhar. Depois das procissões, aproveitava cada brecha para exercer alguma atividade no meio artístico.

Não Colégio de Freiras, representava, dançava e tocava piano. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou para a Escola de Danças clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O primeiro papel de Consuelo Leandro como atriz veio por meio de um convite para participar do Festival de Tchecov que iria ocorrer não Paschoal Carlos Magno, Teatro do Estudante.

Com o sucesso da apresentação, Consuelo Leandro se viu com duas opções para iniciar uma carreira profissional: o teatro de revista ou uma comédia. Ela optou pela primeira e, em 1953, estreou, com uma Companhia Zico Ribeiro, a peça "Carrossel de Mulheres", no extinto Teatro Fróes, em Copacabana.

Depois da estréia não teatro, Consuelo partiu para o rádio e sua voz ficou famosa no Brasil todo por meio da Rádio Nacional, onde ela fazia radioteatro eo humorístico "Balança Mas Não Cai", mais tarde adaptado para televisão.

Seu primeiro filme é "Três Recrutas", de Eurípedes Ramos. Dá-se início a uma carreira com cerca de 20 filmes, dirigida por nomes como Luiz de Barros, Watson Macedo, Victor Lima, JB Tanko e Roberto Farias, todos eles com produções nos anos 50 - sendo protagonista em algumas, como em «Tira Daí uma Mão ", de Ruy Costa.

Nos anos 70, Consuelo Leandro atua nas pornochanchadas, como maliciosas e atacadas pela crítica Eroticas comédias. Entre os destaques dessa fase está sua divertida dobradinha com Maria Luiza Castelli in "Bem Dotado - O Homem de Itu", de José Miziara. Na década de 80, atua em 'Escorpião Escarlate ", Delicioso filme do mestre do` Terrir' Ivan Cardoso .

Entre outros trabalhos, participou de telenovelas na TV Globo, como "Cambalacho", de Sílvio de Abreu, onde viveu um inesquecível Lili Bolero.

Também fez os programas humorísticos "Praça da Alegria", "A Praça é Nossa" (fazia um esnobe mulher do Oscar) e "A Escolinha do Golias", no SBT. Nessa emissora, participou também da novela "Brasileiras e Brasileiros" e, ao lado de Silvio Santos, do programa "Hot, Hot, Hot".

Em 1987, Consuelo foi submetida a uma cirurgia de emergência para a implantação de três pontes de safena sem coração. Ela já sofria de insuficiência coronária.

Em março de 1999, uma atriz completou 46 anos de carreira. Era contratada do SBT e fazia parte do Elenco fixo do humorístico "A Praça É Nossa", desde 1987. Ela foi casada com o também comediante Agildo Ribeiro. Não tinha filhos.



Fontes: Site Mulheres do Cinema Brasileiro, Wikipedia, Agência Estado, Acervo MofoTv, Acervo Rodolfo Bonventti, Site Ovadia Saadia, Livro "Fora do Sério - Um Panorama do Teatro de Revista no Brasil" (Funarte); Perfil do ator Raymundo de Souza do Orkut.


Vídeos relacionados:

Teleteatro "A Dama de Copas e o Rei Cuba" - 1976

http://inmemorian.multiply.com/video/item/170

3 comentários:

  1. A humorista participou da A Praça É Nossa, interpretando Alfreda, Lola e a mulher do Oscar. No SBT, participou também do especial Romeu e Julieta em 1990, do humorístico A Escolinha do Golias e do Hot Hot Hot.

    ResponderExcluir
  2. Adorava as crises de riso que ela tinha. Nunca me esqueco de sua participacao no programa da Hebe, alguns dias apos sua primeira operacao no coracao. A convidada era Dercy Goncalves. Consuelo ria tanto que ficava sem ar.

    ResponderExcluir
  3. O teatro que Consuelo Lenadro fez Carrossel de Mulheres foi o Teatro Follies, em Copacabana, no Posto 6. Teatro Fróes é besteira,não existe!

    ResponderExcluir