sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Carlos Kroeber




(Belo Horizonte em 1934 - Rio de Janeiro em 13/06/1999).

O ator Carlos Kroeber foi um dos mais atuantes do cinema nacional, fez mais de 60 filmes em 30 anos de carreira. Carlos Kroeber fez também teatro e televisão, ganhando vários prêmios como melhor ator e melhor coadjuvante, principalmente no cinema.

A estréia de Carlos Kroeber no cinema foi no final da década de 60 em “O Homem que Comprou o Mundo” e depois em “Navalha na Carne”, adaptação para as telas da peça de Plínio Marcos. O primeiro prêmio como melhor ator veio em 1971 com o papel principal no filme “A Casa Assassinada”.

Na TV, Carlos Kroeber chegou apenas em 1976 como o Frei Damasceno da novela “Estúpido Cupido” na Rede Globo, e na mesma emissora, fez ainda mais 20 novelas e quatro minisséries.

Ele morreu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, depois de permanecer quase dois meses internado no CTI do hospital com insuficiência respiratória e cardíaca.

Texto: Rodolfo Bonventti.


Fontes: Site Guia dos Curiosos, Site RGE no Festival de Gramado, Site Filmes do Serro, Wikipédia, Acervo Rodolfo Bonventti.

3 comentários:

  1. Atuou em Pátria Minha, Deus nos Acuda e Anjo Mau. Grande ator!!

    ResponderExcluir
  2. Favor corrigir a legenda de duas fotos. "Labirinto" não pode ter sido em 2001 porque o Carlos Kroeber morreu em 1999.
    Obrigada

    ResponderExcluir