quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Bussunda




(Rio de Janeiro, 25/06/1962 - Munique, na Alemanha em 17/06/2006).


Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, foi um comediante e humorista, integrante do famoso grupo do programa "Casseta & Planeta", juntamente com Cláudio Manoel, Beto Silva, Helio de la Peña, Hupert Aranha, Marcelo Madureira, Reinaldo e Maria Paula, especialmente parodiando personalidades de notoriedade nacionais como o jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Começou a carreira, como redator, no início dos anos 80, do jornal humorístico "A Casseta Popular" que fez sucesso ao combinar humor escrachado com a crítica política e de comportamento quando ainda estudava jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi contratado pela TV Globo (1988) como redator do programa "TV Pirata", humorístico de grande sucesso e que fez escola. No ano seguinte, com o show "Eu vou tirar você desse lugar", deu início à parceria com o Planeta Diário, surgindo então o "Casseta & Planeta Urgente!", que iria ao ar anos depois, em substituição ao "TV Pirata".

Estreou no programa "Casseta & Planeta" (1992), mas continuou atuando como cronista e jornalista independente em jornais e revistas, como por exemplo, colaborando com Agamenon Mendes Pedreira, em sua coluna dos domingos no jornal "O Globo".

Casado desde 1989 com Angélica Nascimento, teve uma filha, Júlia (1994).

O humorista sofria de asma há anos e sentiu falta de ar durante um jogo de futebol, ao anoitecer, com companheiros da equipe e hóspedes do hotel. Ele voltou então para o hotel para descansar e disse apenas estar cansado e pela manhã, voltou a sentir falta de ar durante o café e teve um ataque cardíaco fulminante. Morreu no hotel Erb Best Western, onde estava hospedado, na cidade de Parsdorf, próxima 16 km de Munique, na Alemanha, vítima de um ataque cardíaco, a oito dias de completar 44 anos.

O humorista estava no país desde o início da Copa 2006 acompanhando a seleção brasileira junto de parte da equipe do programa humorístico, trabalhando para a TV Globo.

Escreveu 11 livros e também participou de campanhas publicitárias, como a da Cerveja Antárctica contracenando com a atriz Juliana Paes. Gravou três discos, encenou uma peça teatral, filmou dois longas metragem e dublou o personagem Shrek, do filme do mesmo nome.



Fontes: Sites Wikipédia, Casseta & Planeta, Uol, Terra.

(LR)

Um comentário:

  1. casseta & planeta. agora sem bussunda so casseta . pois o planeta parou com a ida dele para o ceu tao cedo. fara muita falta para o humor tao limitado que temos hoje.

    ResponderExcluir