quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Haroldo de Oliveira




(Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro em 1942 - Rio de Janeiro em 27/12/2003).

Haroldo de Oliveira dizia aos amigos que era mais conhecido na China e na Rússia do que no Brasil, graças ao sucesso internacional da novela “Escrava Isaura”, na qual foi o escravo André.

Ele teve atuações marcantes na TV, no cinema e no teatro, desde a estréia, aos 10 anos, em "Rio 40 Graus", filme de Nelson Pereira dos Santos.

No teatro, fez “Pedro Mico”, dirigido por Paulo Francis, entre tantos outros papéis de destaque e como diretor de teatro teve destaque nas peças "Artigo um sete um" (1982) e "As aventuras de Galápagos" (1979), ambas de Fernando Palilot.

Haroldo figurava entre os atores que participaram do "Auto da Paixão de Cristo" desde o primeiro espetáculo, em 1983.

Pouco antes de ser internado fez parte do elenco do humorístico "Zorra Total" e participou da série "Brava Gente Brasileira", entre outras. Na extinta TV Manchete, Haroldo de Oliveira trabalhou na superprodução "Xica da Silva", no papel do fiel escravo de Xica, Jacinto.

Haroldo de Oliveira faleceu aos 61 anos, de falência múltipla dos órgãos, conforme informaram seus familiares. O ator estava internado desde abril, quando sofreu um derrame.




Fontes: Site Adoro Cinema Brasileiro, Arquivo Lucélia Santos, Flog Xica da Silva, Site Cine Brasil, Acervo Rodolfo Bonventti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário