terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Francisco Dantas




(Lituânia em 18/09/1911 — Rio de Janeiro, 29/08/2000).

O ator Franciskus Vladislovas Cepukaitis, conhecido como Francisco Dantas, veio para o Brasil em 1926, aos quinze anos de idade. Antes de seguir a carreira artística, trabalhou como agricultor e vaqueiro.

No final da década de 50, Francisco Dantas estreou no cinema e participou da época do auge do cinema nacional. Fez dezenas de filmes da Atlântida e da Vera Cruz, como: “Carnaval no Fogo” (1949), “Dona Xepa” (1956), “Fuzileiro do Amor” (1956) e “A Viúva Valentina” (1960).

Em 1976, interpretou o Dr. Argemiro no filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e, durante a década de 70, atuou na série de filmes dos Trapalhões.

Contratado pela Rede Globo, tornou-se conhecido a partir de sua atuação na telenovela “Gabriela”(1975), como o Coronel Jesuíno Guedes Mendonça, um dos coronéis do cacau. Também atuou em “Escrava Isaura”, “Selva de Pedra”, “Água Viva”, “Top Model, entre outras.

O último trabalho de Francisco Dantas foi na minissérie “Memorial de Maria Moura” (1994). O ator participou também dos programas "Os Trapalhões" e "Chico Anysio Show".

Nos anos de 1992 e 1995 Dantas sofreu cirurgia de próstata e desde então estava afastado da TV devido ao seu frágil estado de saúde. Faleceu aos 89 anos, no dia 29 de agosto de 2000.


Fontes: Portais de notícias (Uol, IstoÉ), Site Astros e Estrelas do Cinema, Site Cine Brasil.

5 comentários:

  1. Francisco Dantas participou também do infantil Eureka-As Aventuras de Tio Maneco.

    ResponderExcluir
  2. lembrarei dele para sempre como o pai do maneco . nao perdia um so cap. faz muita falta um programa como aquele. nunca fica ultrapassado.

    ResponderExcluir
  3. Olá José,
    Muito bom saber do seu parentesco com o saudoso ator Francisco Dantas. Caso você tenha informações adicionais à biografia dele e fotos que queira nos enviar para enriquecer o álbum, agradecemos imensamente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. tive o prazer de ve-lo pessoalmente nos meados de 95 embora ja bastante debilitado pela idade eu trabalhava como seguranca do antigo banco bamerindus da rua barao de ipanema em copacabana e o via regularmente acompanhado de sua neta ou filha nao sei sempre carismatico,sr francisco que deus o tenha em bom lugar

    ResponderExcluir