sábado, 18 de novembro de 2006

Zilka Salaberry




(Rio de Janeiro, 31/05/1917 - Rio de Janeiro, 10/03/2005).

A atriz Zilka Salaberry de Carvalho, conhecida como Zilka Salaberry, é filha, neta e bisneta de artistas. Suas irmãs Lourdes Mayer, que foi casada com Rodolfo Mayer e Alair Margareth também foram atrizes.


Formada em Economia, exerceu a profissão por pouco tempo. Após seu casamento com Mario Salaberry, que era ator, foi ela para o teatro, adotando o sobrenome Salaberry. Estreou no Teatro Municipal de Niteroi, com um pequenino papel. E gostou e se emocionou muito. Ingressou depois para a Companhia de Procópio Ferreira; a seguir na Companhia de Dulcina de Moraes. Seus papéis foram melhorando, fazendo peças maravilhosas e diversificadas, mas sempre mais comédias do que dramas. Trabalhou também com Alda Garrido e com Dercy Gonçalves.

Durante dez anos, participou do Teatrinho Troll, no qual interpretava uma bruxa.

Estreou como atriz profissional no filme "Cidade-mulher" (1936), de Humberto Mauro. Transgressora dos costumes, foi a primeira a tirar a roupa em uma peça de teatro, nos anos 50.

Na televisão, estreou na extinta TV Tupi com a novela "A Canção de Bernadete" em 1957, e no programa "Câmera Um". Dez anos depois, com a novela "A Rainha Louca", ela chegaria à TV Globo, onde realizou seus trabalhos mais importantes, como "Irmãos Coragem" onde interpetrou Sinhana, a matriarca do clã Coragem; "O Bem Amado" onde foi a delegada Dona Ana Medrado; "O Casarão"; "Corrida do Ouro", onde foi a revolucionária Kiki Vassourada; "Que Rei Sou Eu?"; "O Primo Basílio"; "Vale Tudo"; "Araponga" e "Pecado Capital", entre muitas outras novelas e minisséries.

Seu último papel na TV foi em "Esperança" (2002), de Benedito Ruy Barbosa, ano em que também atuou no filme "Xuxa e os Duendes 2".

Mesmo tendo trabalhado em tantas outras produções depois de ter feito Dona Benta, no seriado infantil "Sítio do Picapau Amarelo" por muitos anos continuou sendo conhecida pelo personagem inesquecível de Monteiro Lobato,

A atriz estava internada na unidade coronariana do Unidade Coronariana do Hospital Samaritano e a causa de sua morte foi uma infecção pulmonar crônica.




Fontes: Flog Voltando ao Sítio, Site O Mundo Encantado de Monteiro Lobato, Site Teledramaturgia, Acervo Sander Nagy, Flogão Rosana Garcia, Acervo MofoTv, Acervo Rodolfo Bonventti, Site Gilberto Braga online, Portal Rede Brasil (TVE).

7 comentários:

  1. a eterna e verdadeira dona benta do sitio do pica pau amarelo.

    ResponderExcluir
  2. Sao tao lindas! Lembro-me da D. Benta dando pipocas as criancas na praca do lido em Copacabana 1978!

    ResponderExcluir
  3. Parabénsssss voçê foi muito marcante em nossas vidas , grande atriz !!!!!

    ResponderExcluir
  4. ahhhh!!!!meu Deus...
    quantas saudades,eu sinto da zilka,e a dona benta do ''SITIO DO PICA PAU AMARELO''.
    o personagem,era tão forte,e querido,que as duas era uma só.me emocionava,a forma,o jeito...
    saber,e sentir,o quanto ela amava o personagem,''DONA BENTA''.nunca tinha visto isso,em nenhum,ator,atriz.que Deus te abençõe,zilka,onde você estiver...saudades!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por colorir minha infancia com sonhos e fantasias e histórias da Vovó Benta.

    ResponderExcluir
  6. Com as palavras do Guto Pessoa, tenho a saudade daquele tempo que era feliz e não sabia...

    ResponderExcluir