sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Jardel Filho




(Rio de Janeiro, 24/07/1928 — Rio de Janeiro, 19/02/1983).


Filho de um empresário de espetáculos musicais, Jardel Jércolis Boscoli e da atriz Lodia Silva, ele foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro e estreou no teatro aos dezesseis anos, com a peça "Desejo", de Eugene O'Neill, em montagem dirigida por Zbigniew Ziembiński. Pela interpretação, recebeu o Prêmio de Revelação do Ano.

Com a morte do pai e levado pelas mãos de Miroel Silveira, Jardel entrou para o teatro na década de 40 e nunca mais largou a carreira artística.

Com a peça "Jezebel", ganhou medalha de ouro da ABCT. Trabalhou na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, para a qual fez, entre outros, filmes como "Floradas na Serra" e "Uma Pulga na Balança".

Fez parte do elenco de trinta filmes, entre outros, "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade, "Pixote, a Lei do Mais Fraco"de Hector Babenco, ''Terra em Transe", obra-prima de Glauber Rocha e "O Bom Burguês" de Oswaldo Caldeira, em 1982.

Versátil, trabalhou ainda em televisão, atuando em várias novelas de sucesso, como "O Bofe" de Bráulio Pedroso; "Verão Vermelho" e "O Bem Amado", de Dias Gomes; "O Homem que Deve Morrer", "Fogo Sobre Terra" e "Coração Alado", todas de Janete Clair e "Brilhante" de Gilberto Braga.

Ele morreu em plena atividade, vítima de um ataque cardíaco em sua casa numa manhã de sábado, quando gravava os últimos vinte capítulos da novela "Sol de verão" na Rede Globo, fazendo com que o fim do folhetim fosse antecipado.

Foi homenageado no ano de seu falecimento pelo então governador Chagas Freitas que batizou o recém-construído viaduto da rua Soares Cabral com seu nome.

Foi casado com três atrizes Márcia de Windsor, Glauce Rocha e Myriam Pérsia e deixou duas filhas, Tânia Bôscoli, também atriz, e Adriana.


Fontes: Wikipédia, Acervo Rodolfo Bonventti, Site João Carlos Barroso.

(LR)

3 comentários:

  1. terra em transe e o unico trabalho que conheço do jardel. do filme adimito que nao gostei muito. mais da sua atuaçao. realmente nao deixou nenhuma duvida quanto o seu talento.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o último capítulo com a sua participação, percebi que ele estava sentado, transpirando muito, eu tinha entre 9 e 10 anos, chamei minha mãe e disse " mãe, este ator está passando mau " e minha mãe disse " que nada menina, é interpretação "...eu respondi..."mãmãe, acho que não, o suór no rosto dele está diferente e está falando ofegante, parece que está com falta de ar"... Foi a primeira vez que descobri o dom que Deus me deu...demorou muitos anos para entender...as pessoas quando vão partir, brilham, literalmente, como uma estrela...e até, alguns dias antes...As pessoas quando oram, rezam, também emanam um brilho acima dos olhos...eu nunca me esqueci de Jardel...Ele brilhava em plena encenação...E era lindo o seu brilho....

    ResponderExcluir