segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Caíque Ferreira




(Rio de Janeiro em 1955 - Rio de Janeiro em 12/01/1994).

Ator, cantor e bailarino carioca, Carlos Henrique Ferreira da Costa, conhecido como Caíque Ferreira, iniciou sua carreira em 1970 na peça teatral "A exceção e a Regra".

No cinema, ficou conhecido pelo retirante Zé Branco de "Como Aventuras de um Paraíba", em 1983. Em 1984, fez "Flor do Desejo".

Não teatro, atuou em "Isadora e Oswald", "Grande e Pequeno" e "Apenas Bons Amigos". Seu trabalho de maior repercussão de crítica foi "Giovanni", adaptação para o palco do romance de James Baldwin, onde ele interpretava um homossexual, ao lado de Hugo Della Santa, em 1987.

Na TV, Caíque Ferreira estreou em "Brilhante" (1981), de Gilberto Braga. Trabalhou também em "Amor com Amor se Paga", "Sexo dos Anjos", "Corpo a Corpo" e "Olho por Olho".

Caíque Ferreira foi premiado, em 1991, em Düsseldorf, na Alemanha, com o musical "Acende a luz".

O ator deixou os originais de um romance intitulado «Vinho da Noite ', baseado em sua própria experiência, contando uma história de um homem de meia idade que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado um morrer.

Caíque Ferreira era irmão do diretor de fotografia Flávio Ferreira, que também atua no mundo artístico, na parte técnica das produções televisivas.

Caíque Ferreira morreu aos 39 anos, vítima de complicações decorrentes da Aids, em 12 de janeiro de 1994.


Fontes: Site Carl Ole, Site Gilberto Braga on-line, do site Adoro Cinema Brasileiro, Acervo Rodolfo Bonventti, Site Bia Sion; Wikipédia, Acervo de Fotos de óriás Elias.

6 comentários:

  1. Caíque Ferreira também atuou na novela "Kananga do Japão" da TV Manchete em 1989.

    ResponderExcluir
  2. Participou também da novela "Paraíso", da rede Globo, em 1982.

    ResponderExcluir
  3. Ele não esta corporeamente entre nós, porem, se eternizou em nossas memorias por meio dos trabalhos dignos que fez na TV... Fica a saudade, somente a saudade...

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe colocou meu nome por causa desse ator, por isso ela colocou meu nome Kaíc, e por coincidência meu nome é Kaíc Ferreira. hoje procurei na internet a pedido dela e ela ficou triste ao saber que ele tinha falecido em 1994, e eu nasci em 1993 :/:/ mesmo assim, procurei videos no youtube e pude conhecer esse ator, que ela sempre me falou que foi a causa do meu nome! SALVE CAÍQUE FERREIRA!

    ResponderExcluir
  5. Caíque pra mim foi o melhor ator de todos os tempos,amei todos os seus trbalhos, e tb o seu sorriso, saudades eternas.

    ResponderExcluir
  6. Morreu na mesma semana que a Cláudia Magno, ambos de problemas decorrentes da Aids. Grandes perdas.

    ResponderExcluir