quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Lauro Corona




(Rio de Janeiro em 06/07/1957 — Rio de Janeiro, 20/07/1989).

Garoto de classe média carioca, Lauro Corona começou a trabalhar aos 16 anos como vendedor na butique de sua mãe. Um ano depois, partiu para a carreira de modelo e fez seus primeiros filmes publicitários. Fez propaganda para a Coca-Colae o Bob's e chamou a atenção do diretor Marcos de Sá.

Quando fazia a peça infantil "Simbad, o Marujo", no Rio de Janeiro, foi descoberto pelos diretores e atores Ziembinsky e Paulo José que o convidaram para fazer uma participação em um episódio do seriado de TV, "Ciranda, Cirandinha".

Sua estréia em novelas ocorreu com "Dancin' Days" (1978) de Gilberto Braga, em que fazia par romântico com a personagem de Glória Pires.

Lauro também atuou em "Os Gigantes", "Marina", "Baila Comigo", "Elas por Elas", "Louco Amor", "Corpo a Corpo", "Memórias de um Gigolô", "Direito de Amar" e "Vida Nova".

Seu maior sucesso no cinema ocorreu no filme "Bete Balanço", de 1984, onde fazia par romântico da personagem de Débora Bloch. Só trabalhou em mais um filme: "O Sonho não Acabou", de Sérgio Rezende (1982).

Sua última novela foi "Vida Nova", de 1988, no papel de um imigrante português que namorava uma judia brasileira.

Ele foi uma das primeiras personalidades brasileiras a morrer de complicações decorrentes do vírus da AIDS. Seu personagem na novela "Vida Nova" teve um final apressado com uma viagem para Israel por causa da doença do ator. Seu personagem, Manoel Victor, partiu para uma viagem sem volta, num carro escuro numa noite de chuva, ao som de um poema de Fernando Pessoa, declamado em off pelo ator.

Foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio. O atestado de óbito do ator Lauro Corona apontou como causas de sua morte, complicações como infecção respiratória, septicemia, infecção oportunista, miocardite, insuficiência renal aguda e hemorragia digestiva alta. Em nenhum momento foi citada a palavra AIDS, o que reforçou um comportamento adotado pelo jovem galã de novelas da Globo e seus familiares em seus últimos meses de vida: o de negar veementemente a doença. Lauro Corona não comentava com os amigos que era portador do vírus e nem aceitava sua condição - tratava os sintomas das doenças oportunistas com homeopatia.

Os boatos de que estaria com AIDS surgiram em janeiro de 1989, quando o ator pediu afastamento da novela "Vida Nova", na qual era protagonista, alegando estafa. Voltou dois meses depois, muitos quilos mais magro e com uma visível queda de cabelo. Logo em seguida mudou-se para a casa dos pais, isolando-se até mesmo dos amigos. Quando seu estado de saúde piorou, foi internado, mas os pais proibiram o hospital de dar qualquer informação à imprensa sobre o estado de saúde do filho.

Lauro Corona morreu com 32 anos, depois de nove dias internado.


Fontes: Sites Rede Globo, Wikipedia, Mofo TV.

17 comentários:

  1. Esse cara que está com o Lauro Corona também morreu, não o vi aqui no site? (Foto Vida Nova - 1988) Alguém lembra do nome dele?

    ResponderExcluir
  2. Respkndendo ao Cristian (comentário aqui em cima) o ator da foto é o Chaguinha, que fazia o porquinho Rabicó, no Sítio (versão anos 80). Não sei se ele faleceu.

    ResponderExcluir
  3. Lindo y gran actor, te recuerdo con cariño.
    Perú.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu sei, o chaguinha está aposentado da rede globo.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eu sei, o Chaguinha está aposentado da rede globo.

    ResponderExcluir
  6. Se eu não me engano é o Chaguinha e não está morto.

    ResponderExcluir
  7. Para mim o Bruno Gagliasso é o Lauro Corona de hj(só que macho),com um certo talento,pois,nunca achei o Corona talentoso,ele era meio canastrão,muuuiiiito lindo é verdade,até mais que o Gagliasso,
    pena que era boiolão e enganou todo mundo,ficamos sabendo(eu pelo menos nunca desconfiei)só no final da vida dele.Acho que era minha inocência infantil.Hj eles dão mais pinta,Falabella,Gianechinni,
    Carmo Dalla Vecchia,Tuca Andrada,Leonardo Bricio,etc.

    ResponderExcluir
  8. Independente do que se faz na vida particular, que as pessoas sejam suaves no seus comentários, mais polidas. Saudades sempre independe do que goste ou não.

    ResponderExcluir
  9. Para mim Lauro Corona era "o ator da sua geração". O que ele fazia em sua vida privada não interessava a ninguém. O importante para nós era o seu trabalho que está perpetuado. Agora dizerem "pena que era boiolão" é a mais nítida forma de preconceito, fazendo isso parecer um defeito. Ora! Ora! Aposto que, ninguém em sã consciência, está interessado neste vil comentário, dando-lhe o completo direito de não se expressar. Percebe-se que sua inocência permanece infantil. E ela dá toda a pinta!

    ResponderExcluir
  10. QUERIA MUITO ASSISTIR A NOVELA DAS DUAS COM O LAURO CORANA COMO O DIREITO DE NASCER POR FAVOR E UMA NOVELA MUITO BOA .NO LUGAR DE COLOCAR NOVELAS RECENTES COLOCA ESTA .OBRIGADO

    ResponderExcluir
  11. laurinho era muito querido e amigo de todos sinto tristeza de seu falecimento. eu era amiga dele e de lulu conhecia tambem toda a familia pai e mae eram pessoas maravilhosas . LUCIANA passe um e-mail para mim .cristinaholy@comcast.net estou morando na florida ja faz 20 anos gostaria de poder relembrar dos bons momentos de quando te conheci. um grande abraco para voce e sua familia. saudosamente maria cristina gluszczynski "se lembra de mim eu era namorada do paullete".... a loira que vendia suas blusas em silkscreen....morava na domingos ferreira. um beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A irmã dele morreu em 2002 em um acidente de carro...triste...

      Excluir
  12. Gotaria que a novela Direito de Amar ou Vida Nova fosse reapresentada, para matar a saudade de Lauro Corona.

    ResponderExcluir
  13. Eu também gostaria muito de rever a novela Vida Nova, foi uma novela muito boa. Esta sim valeria a pena ver de novo,e também matar a saudade do Lauro Corona..eu gostava muito dele, e do trabalho dele! A Globo,não passa no vale a pena ver de novo as Novelas antigas que eram mais interessante, e + bonitas...só coloca essas novelas recentes que Não Vale Apena Ver De novo...se tornam chatas,e cansativas.e repetitivas....

    ResponderExcluir