quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Armando Bógus




(São Paulo em 19/04/1930 - São Paulo em 02/05/1993).

Armando Bógus atuou em teatro, cinema e televisão.

Na década de 50, participou do Grupo "Jograis de São Paulo" fundado pelo ator Ruy Affonso que se apresentava no Brasil e no exterior recitando poesias de diversos autores.

Estreou na televisão na TV Excelsior, e no cinema em Macumba na Alta (1958). Participou de uma das primeiras montagens brasileiras para a peça "Hair" (1969).

O ator viveu personagens marcantes na teledramaturgia brasileira, entre os quais o comerciante Nacib em "Gabriela" (1975); o austero Estevão em "O Casarão" (1976); o médico Daniel em "Ciranda de Pedra" (1981); Licurgo Cambará na minissérie "O Tempo e o Vento" (1985); o avarento Zé das Medalhas em "Roque Santeiro" (1985); o esperto Modesto Pires em "Tieta" (1989) e o vilão Cândido Alegria em "Pedra Sobre Pedra" (1992), sua última telenovela.

Armando Bogus também escreveu seu nome no teatro brasileiro participando de montagens polêmicas e de grande sucesso como a primeira versão de “Hair”, “Marat Sade”, “El Grande de Coca Cola” e “Bonifácio Bilhões”.

Foi casado duas vezes, a primeira com a também atriz Irina Grecco com quem teve o filho Marco Antonio, e a segunda com Elisabeth Nunes Souza.

No cinema ele também foi presença constante nas décadas de 70 e 80 em filmes como "A Compadecida"; "Anuska, Manequim e Mulher"; "O Cortiço"; "Doramundo"; "Paula, a História de uma Subversiva"; "Teu, Tua" e "Os Campeões".

Faleceu por complicações de leucemia e ficou internado quase dois meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, se submetendo a uma quimioterapia.


Fontes: Wikipédia, Teledramaturgia, Acervo Rodolfo Bonventti, Acervo Carl Ole, Futurart; fotos de sites diversos.

6 comentários:

  1. pedra sobre pedra ,foi a novela que acredito que tenha exigido mais de armando bogus como ator. ele soube interpretar com maestria.

    ResponderExcluir
  2. um ator inesquecivel. Acho que a globo deria trazer as novelas mais antigas em Vale a pena ver de novo, para que nossos filhos possam assistir o que nos na idade deles assitiamos. Sem sombras de duvida Armando Bogus deixou saudades.

    ResponderExcluir
  3. Grande ator de multiplas faces.
    Bela homenagem.

    ResponderExcluir
  4. Grande ator. Interpretava de maneira espetacular os papeis designados. Em Tieta e Pedra sobre Pedra teve atuação esplendorosa.

    ResponderExcluir