quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Heloisa Helena




(Rio de Janeiro em 28/10/1917 - Rio de Janeiro em 19/06/1999).

Heloísa Helena de Almeida Lima foi uma cantora, compositora e atriz.


Filha e neta única, Heloísa desde criança demonstrou vocação artística. Seu pai era advogado, alto funcionário da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Na infância, além das disciplinas normais, estudava com uma governanta o idioma inglês. Logo, começou a cantar e tocar violão.

Iniciou sua carreira na Rádio Mayrink Veiga. No começo cantava em inglês, já que dominava a língua como se fosse nativa dos Estados Unidos da América. Participou do filme "Samba da Vida", primeiro musical de Jaime Costa, que passou a ser seu ídolo. Heloísa escrevia também. Por seu valor, foi a primeira cantora a interpretar "Carinhoso", de Pixinguinha, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Cantou também nos cassinos da Urca, Copacabana e Atlântico. A embaixada dos Estados Unidos fez na época um intercâmbio cultural com o Brasil e Heloisa Helena acabou indo para New Orleans, permanecendo algum tempo.

Voltando ao Brasil, é convidada por Chianca de Garcia a ingressar na televisão, em 1951, na então recém-inaugurada TV Tupi do Rio. Participou de vários teleteatros, entre os quais "Um Bonde Chamado Desejo" e "A Rosa Tatuada". Começou também a ser apresentadora de programas de televisão. Trabalhou depois por um tempo em Recife, mas quando voltou ao Rio, já para a Rede Globo, integrou o elenco de várias telenovelas de sucesso, entre as quais "Verão Vermelho", "Assim na Terra Como no Céu", "Selva de Pedra" (como Fanny, a divertida dona da pensão), "Pecado Capital", "O Astro", "Eu Prometo" (a última da autora Janete Clair, de quem era grande amiga). Heloisa Helena também se dedicou à direção de programas, como a versão brasileira do programa What's My Line?.

No cinema, participou de "Mãos Sangrentas", "Leonora dos Sete Mares", "O Homem do Sputinik". Mas o que mais a encheu de emoção é "Independência ou Morte", filme nacional rodado em 1972 no qual interpretou Carlota Joaquina, mãe do príncipe D. Pedro I, vivido por Tarcísio Meira.

Fontes: Museu da TV. Fotos: Acervos de Robson Terra e Daniel Marano e Orias Elias, Sites Teledramaturgia e Terra




Vídeos relacionados:

Novela "Feijão Maravilha"

http://inmemorian.multiply.com/video/item/129



Novela Feijão Maravilha

http://inmemorian.multiply.com/video/item/130

Nenhum comentário:

Postar um comentário