terça-feira, 28 de novembro de 2006

Fausto Rocha




(Barra Velha, Santa Catarina, 19/05/1943 - Joinville, Santa Catarina em 27/01/2001).

O ator Fausto Rocha Júnior começou como operador de estúdio na rádio Difusora, em Joinville, aos 12 anos. Inteligente, rapidamente conseguiu sucesso local, no início da década de 70. Num show de Agnaldo Rayol em Joinville, em 1970, "Os dinâmicos"- grupo que ele havia lançado- fizeram o acompanhamento. Rayol se apaixonou pelo conjunto e resolveu levá-los para São Paulo. Fausto Rocha acompanhou. Depois de apresentação no programa "Dia D", comandado por Cidinha Campos, na Rede Record, Fausto acabou convidado para fazer parte do elenco de "A Gordinha", novela da TV Tupi com Nicete Bruno.

O sucesso chegou rapidamente e em "Meu Pé de Laranja Lima", em 71, fez par romântico com Bete Mendes. Essa foi a novela que praticamente lhe lançou como ator e galã. No início da década de 80, o sucesso que vinha conquistando com o personagem Renato em "Os Imigrantes"(Bandeirantes), despertou cobiça das grandes emissoras da época, Globo e TVS. Foram 17 novelas no decorrer de sua carreira. Na Globo fez "Super Manoela"(74), "Corrida do Ouro" (75), "Senhora" (76), e "Te Contei" (79). O ator fazia muito sucesso junto às mulheres, também por sua beleza física.

Embora tivesse sucesso da televisão, o que Fausto gostava de fazer era teatro. Atuou em "Oh Calcutá", que ficou em cartaz por cinco anos e viajou por todo o país. Já no final da carreira fez o monólogo "Lá", que ficou dois anos em cartaz.

No cinema fez 11 filmes. Quatro mereceram destaque: "Portugal Minha Saudade" e "Um Caipira em Bariloche”, com Amácio Mazaropi ; e "Super Manso" e "Batalha dos Guararapes".

Era casado com Dircéia Cordeiro, que conheceu em Barra Velha, em 1997. Neste mesmo ano o ator descobriu ser portador de esclerose lateral amiotrófica (uma doença degenerativa rara). Passou por muita dificuldade financeira durante os quatro anos em que lutou contra a doença. Amigos famosos como os cantores Sérgio Reis, Roberta Miranda e Guilherme Arantes promoveram shows para arrecadar fundos para o tratamento do ator enfermo. A campanha foi batizada de SOS Fausto Rocha.

Fausto Rocha morreu no Hospital Municipal São José, em Joinville. O ex-galã terminou seus dias numa cadeira de rodas, pronunciando poucas palavras e precisando da ajuda da esposa e de um enfermeiro para se trocar, ir ao banheiro e se alimentar.

Antes da doença, Fausto havia sido secretário de Turismo do município de Barra Velha (SC), cidade onde nasceu.


Fontes: Matéria Istoé Gente, Acervo Giseli Martins, Portal A Notícia(AN) de Santa Catarina



Vídeos relacionados:

"A Corrida do Ouro" - 1974
http://inmemorian.multiply.com/video/item/133

5 comentários:

  1. Me tornei fã do Fausto Rocha assistindo a reprise do "Meu Pé de Laranaja Lima" da Band. Ele fazia par romântico com Baby Garroux. Também o assiti na reprise de "Os Imigrantes" também da Band e no filme "Um caipira em Bariloche". Que Deus o tenha em sua glória.

    ResponderExcluir
  2. Que os céus se iluminem com sua chegada!

    ResponderExcluir
  3. O Raul de O meu pé de laranja lima é inesquecível...

    ResponderExcluir
  4. e muito dificil de acreditar que um ator tao simpatico morresse de uma maneira tao sofredora vegetando ate os ultimos dias me recordo muito bem da novela meu pe de laranja lima.

    ResponderExcluir
  5. Outro ator que encontrei a data de nascimento foi o Fausto Rocha:19 de maio de 1943...

    ResponderExcluir