segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Gilberto Martinho




(Araranguá, Santa Catarina em 14/01/1927 - Rio de Janeiro em 19/08/2001).


Jovem ainda muda-se para o Rio de Janeiro, onde inicia os estudos de arte dramática, no Teatro do Estudante.

Em 1950, estreou na Tupi paulista, fazendo pequenas novelas, participando da inauguração da TV no Brasil.

A convite de Henriette Morineau, integra o grupo Os Artistas Unidos. Em 1951 tem sua primeira oportunidade no cinema no filme "Maria da Praia", sendo apontado como a revelação do ano, ganhando o prêmio da ABCC. Também ganhou os prêmios Saci e o Índio, criados em 1952.

Passa a ser bastante requisitado para outros trabalhos no cinema, chegando a fazer muitos outros filmes como "Rua Sem Sol"; "O Diamante"; "Mãos Sangrentas"; "O Rei do Movimento"; "O Feijão É Nosso"; "Fuzileiro do Amor"; "Adorável Trapalhão" e "O Pistoleiro".

Paralelamente atua também com destaque na televisão, principalmente no papel de Falcão Negro, super-herói brasileiro de muito sucesso na década de 50, ao lado de Haydeé Miranda, que ficou sete anos no ar.

Sua estréia na TV Globo foi em 1967 na novela "Sangue e Areia". Durante quase dez anos, fez quase todas as novelas da emissora, interpretando principalmente vilões e coronéis.

Em 1970, ganha notoriedade nacional ao interpretar o Coronel Pedro Barros na novela "Irmãos Coragem" de Janete Clair.

Além de novelas, fez várias peças teatrais, inclusive nas companhias de Bibi Ferreira, Marlene/Luiz Delfino e de Graça Mello.

Participou, também com destaque das novelas "Selva de Pedra"; "Uma Rosa com Amor"; "Carinhoso"; "Fogo Sobre Terra"; "A Escrava Isaura"; "Gabriela"; "Pecado Capital"; "Cabocla"; "Maria, Maria"; "Memórias de Amor"; "Chega Mais"; "Baila Comigo" e da minissérie "O Tempo e o Vento". Sua última novela foi "Roda de Fogo", em 1986, na TV Globo.

Gilberto Martinho era casado e tinha três filhos e morreu de um câncer pulmonar.



Fontes: Site Globo, Site Teledramaturgia, Site Mundo Latino.Ru, Captura de Imagens (Youtube); Acervo Orias Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário