sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Lilian Lemmertz




(Porto Alegre em 15/06/1937 - Rio de Janeiro em 05/06/1986).

Ainda no curso colegial, iniciou-se no teatro estudantil através de um convite de Antônio Abujamra para integrar o elenco de “À Margem da Vida”, de Tennessee Willians, no Teatro Universitário de Porto Alegre. Mudou-se para São Paulo em 1963, a convite de Walmor Chagas e Cacilda Becker, e participou das peças "Onde Canta o Sabiá", e "A Noite do Iguana".

Em 1965, Lilian Lemmertz recebeu o prêmio SACI como melhor atriz coadjuvante na peça "Quem tem medo de Virginia Wolf?". Ao lado de Juca de Oliveira, em “Dois na Gangorra”, de William Gibson, em 1968, foi premiada com o Molière de melhor atriz.

Estreou no cinema em 1966 no filme "Corpo Ardente". Fez, em seguida, “As Cariocas”.

Suas interpretações no cinema sempre foram muito elogiadas pela crítica. Foi musa do cineasta Walter Hugo Khouri, com quem fez oito filmes: "Corpo Ardente", “As Amorosas”; "O Último Êxtase"; "As Deusas"; "Paixão e Sombras"; "O Desejo" e “Eros, o Deus do Amor” (1981).

Em 1968, Lilian Lemmertz começou a fazer televisão estreando em “O Terceiro Pecado”, na TV Excelsior. Em seguida, na TV Tupi atuou em “Nenhum Homem é Deus”. Na Record, fez “O Tempo não Apaga”; “Quero Viver”, “Vendaval”. Esteve na TV Tupi de 1976 a 1978, quando participou de “Xeque-Mate”, “Tchan! A grande Sacada” e “Salário Mínimo”. Em 1978 esteve na TV Bandeirantes em “O Todo Poderoso”. Em seguida, foi para a TV Globo, onde fez as novelas “Baila Comigo”, “O Homem Proibido”, “Final Feliz”, “Partido Alto”, “O Tempo e o Vento” e uma participação especial em “Roque Santeiro”.

Ao mesmo tempo em que fazia TV, a atriz intercalava sempre apresentações teatrais em grandes produções e filmes.

Lílian Lemmertz faleceu prematuramente, aos 48 anos, de enfarte, em seu apartamento no Rio de Janeiro.

A atriz foi casada com o ator Linneu Dias e era mãe da atriz Júlia Lemmertz.


Fontes:Museu da Tv; Itau Cultural; Wikipedia; Mulheres do Cinema Brasileiro, Acervo Rodolfo Bonventti; Perfil de Lillian Lemmertz da Coleção Aplauso.

5 comentários:

  1. Lilian Lemmertz reste pour moi une grande parmi les grandes. J'ai aimé son indéniable talent, sa beauté. Une actrice majeure, à l'égal d'une Romy Schneider ou encore Meryl Streep.

    ResponderExcluir
  2. Bem, só a conheci em trabalhos de tv e sinceramente achei sempre a mesma linha de interpretação, tensa, sempre em papéis amargurados, carregados demais, não vi muita diferença, vi Final Feliz, Partido Alto, Baila Comigo e O Homem Proibido, desculpe se alguém se ofende com isso, assim como nunca vi nada de mais na interpretação também muito tensa, sempre com cara de perplexa da Dina Sfat.

    ResponderExcluir