sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Cacilda Becker




(Pirassununga, São Paulo em 06/04/1921 - São Paulo em 14/06/1969).

Um dos maiores mitos do nosso palco, Cacilda Becker Yáconis era filha de imigrantes italianos e teve duas irmâs, uma delas a também premiadíssima atriz Cleyde Yáconis. Os pais se separaram quando ela tinha nove anos e a mãe pegou as três filhas e se mudou de São Paulo para Santos.

Foi em Santos que ela começou a frequentar os círculos boêmios da cidade e se apaixonou pela arte de representar.

Com apenas 1m62 de altura e uma voz fraca, Cacilda conseguia marcar presença onde estivesse e encantou platéias em todo o Brasil com as 68 peças que estrelou em 30 anos de carreira.

Fez apenas dois filmes, "Luz dos Meus Olhos" em 1947 e "Floradas na Serra" em 1954, no auge da Companhia Vera Cruz. Em TV marcou presença em vários teleteatros nas décadas de 50 e 60 e fez apenas uma novela, "Ciúmes" em 1966 na TV Tupi.

Foi no teatro que ele conseguiu todas as glórias e viveu personagens inesquecíveis. Teve uma rápida passagem pela companhia Os Comediantes, comandada por Ziembinski, e logo depois foi para o Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, onde ficou dez anos. Saiu em 1958 para montar sua própria companhia, Teatro Cacilda Becker, que dirigiu até o final da vida.

Entre seus trabalhos mais marcantes no palco estão "Pega Fogo", "Adorável Júlia", "Antígona", "O Anjo de Pedra", "Jornada de um longo dia para dentro da noite", "A Visita da Velha Senhora" , "Quem tem medo de Virgínia Woolf" e "Esperando Godot".

Cacilda teve um derrame cerebral em função de um rompimento de um aneurisma quando encenava a peça, ao lado de Walmor Chagas, seu marido, em 6 de maio de 1969. Prontamente socorrida, Cacilda ficou em coma por 38 dias no Hospital São Luiz e ao falecer foi definida pelos colegas como "a maior atriz brasileira, a melhor amiga de seus amigos e a mais combativa representante da classe teatral brasileira".


Texto: Rodolfo Bonventti.



Vídeos relacionados:


Cacilda Becker no teleteatro "Inês de Castro" - 1968

http://inmemorian.multiply.com/video/item/66



Entrevista concedida por Cacilda Becker em 1968 para a TV Tupi:

http://inmemorian.multiply.com/video/item/145

Nenhum comentário:

Postar um comentário