sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Miriam Pires




(Rio de Janeiro, 20/04/1927 - Rio de Janeiro, 07/09/2004).

Miriam de Souza Pires, conhecida como Miriam Pires, atriz do cinema brasileiro, popular por sua atuação na televisão, participou de mais de 40 novelas e minisséries na Globo, SBT e Manchete.

Miriam Pires estreou na carreira artística em 1966, na novela "Um Rosto De Mulher", pela TV Paulista. Atuou em novelas importantes e teve papéis marcantes como a Dalva, em "Irmãos Coragem", a Quirina em "Pedra Sobre Pedra" (1992) e Dona Milu em "Tieta". Outras interpretações inesquecíveis foram em "Locomotivas" (1977), "Xica Da Silva" (1997), "Mandacaru" (1997) e na minissérie "Memorial de Maria Moura".

Seu período de presença mais constante no cinema foi nas décadas de década de 1970 e década de 1980, sob a direção de cineastas como Braz Chediak, Bruno Barreto, Hector Babenco e Djalma Limongi Batista. Estreou em 1976, em “Aleluia Gretchen”, de Sylvio Back, seguindo-se outros filmes, como “Chuvas de Verão” (1978)- prêmio de melhor atriz no Festival brasileiro de Cinema; e “O Beijo da Mulher Aranha” (1984).

O falecimento de Miriam Pires ocorreu em plena atividade, em 2004,quando estrelava a novela das oito, "Senhora do Destino", no papel de Clementina, empregada e cozinheira da casa de Maria do Carmo, interpretada por Suzana Vieira. A produção, direção, elenco e a Rede Globo fizeram uma homenagem póstuma a atriz, criando o livro de receita em nome da personagem. Na festa de lançamento passaram num telão vários momentos da carreira da atriz.

Faleceu aos 77 anos, no dia 07 de setembro de 2004, na Clínica Bambina, no bairro Botafogo, no Rio, onde estava internada havia dois meses, vítima de complicações da toxoplasmose.


Fontes: Portais de Notícias; Wikipedia, Site Xica da Silva, Site Adoro Cinema Brasileiro, Site novela Pedra sobre Pedra.

2 comentários:

  1. Foi minha vizinha. Um amor de pessoa e muito carinhosa com as criancas que adoravam sua personagem em Tieta. Retribuia com um sorriso no rosto quando os pequeninos repetiam o bordao de Dna Milu: "Misteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerio."

    ResponderExcluir
  2. era uma pessoa muito especial e tinha um carisma muito grande e ela transmitia isso muito bem quando atuava.nunca iremos de lembrar suas personagens como:dona dalva de irmãos coragens (70), a mae margarida de locomotivas (77), a luzia de meus filhos, minha vida (84), a inrreverente dona milu em tieta (89), a temivel bruxa benvinda de xica da silva (96) e a doce clementina de senhora do destino (2004).ela vai fazer muita falta era uma excelente atriz.

    ResponderExcluir