domingo, 26 de novembro de 2006

Ariclê Perez




(Campinas, São Paulo em 07/09/1943 — São Paulo em 26/03/2006).

Ariclê estreou nos palcos em 1967, na montagem de “Electra”. Participou da primeira montagem brasileira da peça "Hair". Ela também esteve no espetáculo "Hoje é Dia de Rock". Certa vez a atriz disse que sua "carreira foi construída no teatro". Ariclê participou de mais de 40 peças teatrais, boa parte delas dirigidas por Flávio Rangel, com quem foi casada. Um dos seus últimos trabalhos no teatro foi em 2002 na peça "Criador e Criatura", na qual interpretava Capitu.

No cinema, Ariclê Perez trabalhou em apenas três filmes. Estreou em 1971 em "Paixão na praia", de Alfredo Sternheim. Em 1981, ela atuou sob a direção de Hector Babenco em "Pixote, a Lei do Mais Fraco", onde viveu uma das professoras do menor carente encarnado por Fernando Ramos da Silva. Seu último filme foi "Quanto Vale ou é Por Quilo", de Sérgio Bianchi, onde teve uma pequena participação, que lhe rendeu um prêmio de atriz coadjuvante no festival do Ceará.

Estreou na TV em 1976, na novela “Canção para Isabel”, da extinta TV Tupi. Antes de sua contratação pela Rede Globo, participou de “Cortina de Vidro”, no SBT e de “Como Salvar Meu Casamento” - a última novela da Rede Tupi, que não chegou a ter seu final exibido. Sua primeira participação na Globo veio em “Meu Bem, Meu Mal” (1990). Na emissora, participou ininterruptamente de várias novelas e minisséries. Alguns de seus papéis mais marcantes foram Elisinha Jordão, da segunda versão de “Anjo Mau” (1997), a Rosa Maria de “Meu Bem, Meu Mal (1990) e a Ametista, de “Felicidade” (1991). Fez ainda “Salsa & Merengue” (1996) e as minisséries “Memorial de Maria Moura” (1993), “Os Maias” (2001), “A Casa das Sete Mulheres” (2003) e “Um Só Coração” (2004). Seu último trabalho foi a minissérie "JK", onde viveu a mãe de Juscelino, Júlia Kubitschek, na segunda fase da trama.

A atriz Ariclê Perez morreu aos 62 anos após cair da janela do apartamento em que morava, no décimo andar de um prédio em Higienópolis, região central de São Paulo. De acordo com as investigações policias, suicídio teria sido a causa da queda.


Fonte: Wikipedia; Portais de notícias Uol,Globo, Terra, Acervo Rodolfo Bonventti.

Um comentário: