segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Altair Lima




(Barretos, São Paulo em 08/07/1936 — Angatuba, São Paulo em 24/12/2002) .


Em 1969, produziu e atuou no musical "Hair".

Altair Lima teve papéis de destaque em várias novelas das TV´s Tupi, Excelsior, Record e Bandeirantes, como "A Viagem" (1976), "A Deusa Vencida" (1965), "O Tempo e o Vento" (1967), "Os Imigrantes" (1981) e "Gaivotas" (1979).

Na Globo, atuou em "Corrida do Ouro", de Gilberto Braga.

No cinema, trabalhou em filmes como Xica da Silva (1976), Um Intruso no Paraíso (1973), Fruto do Amor (1981), O Segredo da Múmia (1982), Bicho de Sete Cabeças (2001) e Narradores de Javé (2003).

Em 1996, voltou à TV na novela da TV Manchete "Xica da Silva". Consagrou-se no papel do asqueroso Jacobino, sendo inclusive indicado para prêmio de Melhor Ator.

Depois do sucesso estrondoso de "Xica", participou das novelas "Mandacaru" (1997), também na Manchete e em eguida foi para a TV Record onde fez "Louca Paixão" (1999) e "Roda da Vida" (2001).

O ator morreu em seu sítio em Angatuba, no interior de São Paulo, de um ataque cardíaco fulminante.

O último trabalho de Altair foi na peça 'Hamlet - Mensageiro da Agonia', que estava então em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso.

Altair tinha 43 anos de profissão e foi vencedor do prêmio Roquete Pinto pela interpretação e produção do musical 'Hair', na sua primeira versão em 1969.

Foi casado duas vezes, a primeira com a atriz Maria Célia Camargo e a segunda com a também já falecida atriz Isabel Ribeiro, com quem teve dois filhos.


Fontes: Site Teledramaturgia, IMDb, Flog Xica da Silva, Flog TV Tupi, Site Adoro Cinema Brasileiro, Acervo Rodolfo Bonventti.

7 comentários:

  1. Altair Lima foi um dos maiores atores do Brasil em minha opinião. Protagonizou a primeira versão de A VIAGEM e OS IMIGRANTES ao lado de Othon Bastos e Rubens de Falco.

    Gostaria de acrescentar suas participações em MANDACARU como Desidério, LOUCA PAIXÃO como Jacinto Leão, RODA DA VIDA como Joaquim e nas minisséries dirigidas por Walter Avancini, CHAPADÃO DO BUGRE onde ele viveu Tonho Inácio e ZUMBI, REI DOS PALMARES onde interpretou magistralmente o Coronel Domingos Jorge Velho em 1996.

    ResponderExcluir
  2. Seu personagem era um dos mais complexos e interessantes de Xica da Silva. Bela atuação, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Cumpádi, como eu costumava chamá-lo, foi um grande grande amigo nos últimos anos de sua vida. Desde que fizemos Xica da Silva (aliás a foto com Carla Regina e Charles Moeler, fui eu que tirei), nunca mais nos desgrudamos. Sinto saudades...muitas saudades...

    ResponderExcluir
  4. ...Histórica esta foto...Três dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira...tenho paixão pelo Othon Bastos também...sou apaixonado por esses atores...

    ResponderExcluir
  5. Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima...maravilhosa novela da BAND.

    ResponderExcluir
  6. Altair Lima esteve maravilhoso em sua participação neste filme...

    ResponderExcluir
  7. novelas boas como essa nao existe mas gostaria de velo novamente
    quem sabe um dia!!!

    ResponderExcluir