segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Isabel Ribeiro




(São Paulo em 08/07/1941 - Jundiaí, São Paulo em 13/02/1990).

Seu verdadeiro nome era Frederica Isabel Lat Ribeiro.


Começou a trabalhar cedo, e, no início dos anos 60 se apaixona pelo teatro, pisando no palco pela primeira vez em "A Bruxinha Que Era Boa", de Maria Clara Machado. Mas foi no Teatro Arena, com Augusto Boal, que faz sua primeira peça adulta, "A Mandrágora", iniciando aí uma carreira importante nos palcos brasileiros.Em 1964 muda-se para o Rio de Janeiro, onde passa a concentrar sua carreira.

Ainda nos anos 60 estréia no cinema em "ABC do Amor", no episódio "O Pacto". Na década de 70, Isabel Ribeiro tem dois de seus melhores momentos no Cinema Nacional. Em 1972 a atriz recebe prêmio Air France de Melhor Atriz,por sua atuação do filme "Madalena". Isabel Ribeiro recebeu também prêmios no Festival de Gramado por "Parceiros da Aventura", de José Medeiros, e pelo curta "A Voz da Felicidade", de Nelson Nadotti.Teve uma expressiva participação na cinematografia brasileira, trabalhando com os mais importantes diretores de cinema brasileiros, em filmes como: "São Bernardo", de Leon Hirszman;"Os Condenados" de Zelito Viana; "Os Herdeiros" de Cacá Diegues; "Feliz Ano Velho" de Roberto Gervitz; "Toda Nudez será Castigada" de Arnaldo Jabor, "O Coronel e o Lobisomem", de Alcino Diniz, entre outros.

Entra para a TV na década de 70, onde tem uma série de bons desempenhos em novelas. Um de seus grandes momentos é em "Duas Vidas"(1976).Teve papéis de destaque em novelas da Rede Globo e TV Tupi, como "O Grito" (1975), "Sinal de Alerta" (1978), "Gaivotas" (1979), entre outras.Na década de 80 atuou nas novelas "O Amor é Nosso","Sol de Verão", "Champagne" e "Helena"(1987) - seu último trabalho em TV.

É no cinema, já bastante doente, diganosticada com um câncer ósseo, que realiza seu último trabalho, no curta-metragem, "A Voz da Felicidade", de Nelson Nadotti, que lhe vale o prêmio de melhor atriz, em 1988, na categoria de curta, no Festival de Gramado.


Foi casada com o ator Altair Lima com quem teve dois filhos.


Fontes: Site Teledramaturgia, Site Adoro Cinema Brasileiro, IMDb, Wikepedia, Mulheres do Cinema Brasileira, Itaú Cultural, Acervo de Orias Elias.

3 comentários:

  1. Realmente seu grande momento na televisão foi em "Duas Vidas" ao lado de Stepan Nercessian!

    ResponderExcluir
  2. ate hoje nao sei a causa da morte dela tenho muitas recordaçoes porque ela tinha uma pequena semelhança de uma namorada minha na adolescencia tenho muitas saudades onde ela atuou no cinema e na televisao

    ResponderExcluir
  3. PARTIU MUITO NOVA!!!!!!MAS FOI UMA GRANDE ATRIZ!

    ResponderExcluir