quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Saint-Clair Lopes




(Rio de Janeiro - RJ, 1906 - Rio de Janeiro - RJ, 06/03/1980)

O ator, bacharel em Direito, radialista e professor Saint-Clair da Cunha Lopes, conhecido como Saint-Clair Lopes, nasceu no Rio de Janeiro em 1906.

Bacharel em Direito, lecionou na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil e na PUC, como professor de radio - jornalismo.

O início de sua carreira no rádio foi como locutor, em 1937, por meio de concurso promovido por Renato Murce na antiga Rádio Philips. Depois de algum tempo passou para a locução da Rádio Educadora do Brasil, onde exerceu toda a espécie de atividades, tendo como companheiro outro destacado radialista: Luiz Vassalo.

Em 1939, Luiz Vassalo se transferiu para a Rádio Transmissora, pertencente a RCA, e Saint-Clair foi para a Rádio Nacional, levado por Celso Guimarães. Nos 33 anos que atuou na emissora, atuou como locutor, animador, apresentador e produtor de programas.

Saint-Clair Lopes participou do elenco da primeira novela "Em busca da Felicidade" e, em 1951, na novela "Direito de Nascer", no papel de D. Rafael de Juncal.

Atuou também no seriado "O Sombra" que esteve no ar durante seis anos.

Ainda no Rádio, Saint-Clair Lopes participou da coletânea de histórias extraídas da vida real e dramatizadas pelos melhores autores de novelas como Raimundo Lopes, Ghiaroni, Haroldo Barbosa e José Roberto Penteado. As histórias eram, por sua vez, interpretadas pelos melhores atores do cast da Rádio Nacional, dentre eles Rodolfo Mayer, Saint Clair Lopes, Celso Guimarães, Roberto Faissal, Mário Brasini, Mário Lago, Nélio Pinheiro, Alvaro Aguiar, Domício Costa, e, dentre as mulheres, Isis de Oliveira, Amélia de Oliveira, Henriqueta Brieba, Graziela Ramalho, Alda Verona e Olga Nobre. As histórias eram narradas por um personagem principal e por isso a maioria delas tem nome de pessoas. Quase todas começavam com "Meu nome é...ou Eu me chamo..." e em seguida iniciava a narração do seu drama. "Atire a Primeira Pedra" é o precursor do sucesso do programa "Você Decide", exibido pela Rede Globo, uma vez que todas as histórias terminam convidando o ouvinte a julgar a decisão tomada pelo personagem. Naquela época, era impossível conseguir uma decisão, no momento da irradiação, daí o autor tomar uma das decisões possíveis e concitar o ouvinte que não concordasse com ela a..." atirar a primeira pedra...".

No cinema, Saint-Clair Lopes atuou nos longa metragens "Argila" (1940) e "Asas do Brasil" (1947).

Saint-Clair morreu aos 73 anos de idade no dia 06 de março de 1980, no Rio de Janeiro.

Fonte: Site de Ivan Dornelles; IMDB; BCC, Collector´s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário