sábado, 29 de setembro de 2012

Hebe Camargo




(Taubaté, São Paulo, em 08/03/1929 - São Paulo, SP, em 29/09/2012).

A apresentadora, cantora e atriz Hebe Camargo era filha de Ester e Sigesfredo (Fego) Monteiro de Camargo e Hebe teve uma infância humilde.

Na década de 1940, formou, com sua irmã Estela, a dupla caipira Rosalinda e Florisbela. Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates até que abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão.

Hebe Camargo estava no grupo que foi ao porto da cidade de Santos buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a TV Tupi. Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950. No primeiro dia de transmissões da TV Tupi, Hebe Camargo deveria cantar logo no início das transmissões o "Hino da Televisão", mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues.

Durante muito tempo Hebe Camargo e Lolita Rodrigues, que são amigas desde aquela época, não admitiram se Hebe deixou de cantar o Hino porque estava doente ou se foi por causa de um encontro amoroso. No programa "Irritando Fernanda Young", exibido no dia 30 de dezembro de 2007 pelo canal pago GNT, Hebe revelou ter ido acompanhar seu namorado na época numa cerimônia, onde ele seria promovido, no Teatro Cultura Artística.

O programa "Rancho Alegre" (1950) foi um dos primeiros programas em que Hebe participou na TV Tupi, Canal 3, de São Paulo. Hebe fez um dueto com o cantor Ivon Curi, sentada em um balanço de parquinho infantil. Essas imagens estão gravadas em filme e são consideradas relíquias da televisão brasileira, uma vez que o videotape ainda não existia e na época não se guardava a programação em acervos.

A estréia na TV ocorreu, em 1955, no primeiro programa feminino da TV brasileira, "O Mundo é das Mulheres", onde chegou a apresentar cinco programas por semana.

Em 10 de abril de 1966, fai ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe Camargo, pela TV Record (Canal 7 de São Paulo). O programa a consagrou como entrevistadora e ela se tornou líder absoluta de audiência, acompanhada do músico Caçulinha e seu Regional.

Durante a Jovem Guarda, Hebe deu espaço a novos talentos, como Roberto Carlos, Martinha, Wanderléa e Ronnie Von, a quem apelidou de Príncipe.

Logo depois, a apresentadora Cidinha Campos foi ajudar Hebe Camargo nas entrevistas. Hebe também arranjava tempo para o seu programa diário na Jovem Pan - Rádio Panamericana.

Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980.

De 1986 a 2010, Hebe eseve no SBT, onde apresentou três programas: "Hebe"; "Hebe por Elas" e "Fora do Ar", além de participar do Teleton e em especiais humorísticos, como "Romeu e Julieta", em que contracenou com Ronald Golias e Nair Bello, já falecidos e que foram grandes amigos da apresentadora.

Em 1995, a gravadora EMI lançou um CD com os maiores sucessos de Hebe e em 1999 ela voltou a lançar um CD.

Em 22 de abril de 2006, Hebe Camargo comemorou o 1.000º programa pelo SBT.

Além da carreira de apresentadora e cantora, Hebe atuou em alguns filmes e foi convidada especial de telenovelas e programas humorísticos.

No cinema, Hebe Camargo participou dos filmes "Xuxa e o Mistério de Feiurinha" (2009); "Coisa de Mulher" (2005); "Zé do Periquito" (1960); "Liana, A Pecadora" (1951) e "Quase no Céu" (1949).

Na televisão, participou também da novela "Amigas e Rivais" (SBT- 2007); "Romeu e Julieta Versão 3" (SBT - 2001); "Escolinha do Golias" (SBT-1995); "Romeu e Julieta Versão 2" (SBT -1990); novelas "Cavalo Amarelo" (Band - 1980); "O Profeta" (TV Tupi- 1978); "As Pupilas do Senhor Reitor" (Record - 1970); "Romeu e Julieta Versão 1" (TV Record - 1968).

Hebe Camargo foi casada por duas vezes, a primeira com Décio Capuano e a segunda com Lelio Ravagnani e teve um filho com o primeiro marido, Marcelo.

Em janeiro de 2010, logo depois de retornar dos festejos do réveillon com um grupo de amigos em Miami, a apresentadora submeteu- se a exames para checar a razão de um mal-estar de que vinha se queixando desde a véspera do Ano-Novo. Uma tomografia indicou a presença de nódulos em seu abdômen e Hebe ouviu dos médicos o diagnóstico impactante: ela tem câncer. Mais precisamente, um tumor disseminado pelo peritônio, membrana que envolve os órgãos abdominais. Na semana seguinte, já enfrentava a primeira das seis sessões de quimioterapia previstas como tratamento. A velocidade dos fatos atordoou fãs, parentes e amigos da apresentadora — Hebe, afinal, esbanjava vitalidade aos 80 anos.

Com seu estilo franco e sempre antenada, ela nunca deixou de criticar os políticos e a corrupção e de distribuir selinhos, que se tornaram sua grande marca.

Ela foi para a Rede TV, onde estreou em grande estilo, em 2011, mas teve muitos problemas na emissora. Ficou sem receber por vários meses e o programa não conseguiu lhe dar o sucesso que ela havia conseguido nas outras emissoras.

Em 2012, Hebe também teve o agravamento do seu estado de saúde e após romper seu contrato, que ia até dezembro, com a Rede TV, recebeu um convite do próprio Silvio Santos para voltar ao SBT. Seu retorno aconteceria no Teleton.

Hebe morreu aos 83 anos, vitimada por uma parada cardíaca enquanto dormia, no início da manhã deste sábado, 29 de setembro de 2012.

O velório desse ícone da televisão brasileira foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, no Morumbi. O corpo da apresentadora, cantora e atriz chegou ao Palácio carregado pela Guarda de Honra da Polícia Militar de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário