quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Arnaldo Amaral




(Rio de Janeiro, RJ, 05/08/1912 - Rio de Janeiro em 1985)

Arnaldo Augusto do Amaral Filho, conhecido como Arnaldo Amaral foi cantor, ator, locutor e produtor.

Nascido no Rio de Janeiro em 05 de agosto de 1912, foi muito conhecido também por sua boêmia. Sua história começou ainda jovem ao fazer apresentações para o público na Rádio Guanabara. Arnaldo teve como padrinho artístico o também radialista Cristóvão de Alencar e não demorou para apresentar-se em um dos mais conceituados programa da época " Programa Casé, na Rádio Philips".

Sua primeira gravação aconteceu em 1933, interpretando "Fita meus olhos" (samba de Cartola e de Osvaldo Vasques) e "Por que será", parceria de Buci Moreira e Osvaldo Vasques.

Em 1935 faz sucesso com Vou fazer uma pergunta (Cristóvão de Alencar e Nássara). Nesse mesmo ano, assinou contrato com a Rádio Cruzeiro do Sul onde permaneceu até 1938.

Na área de locução, Arnaldo Amaral revelou nomes como Américo Vilhena, Oswaldo Sargenteli, Walter e Décio Luiz. Encerrou sua carreira como diretor da Rádio Mundial.

Arnaldo Amaral teve uma passagem bem marcante no rádio como locutor esportivo.

Como cantor, suas últimas gravações foram: Conversa de siri e Do mundo nada se leva, ambas de 1943. Em 1945 gravou Apaguei o nome dela, Nosso presidente continua.

No final de sua carreira, como cantor, chegou a se apresentar no famoso Avenida Danças, em São Paulo.

Como ator, Arnaldo Amaral teve as seguintes atuações:

1944 Abacaxi Azul

1941 Entra na Farra

1940 Cisne branco

1940 Laranja-da-China

1940 Céu azul

1940 E o Circo Chegou

1940 O Simpático Jeremias

1939 Futebol em Família

1936 Bonequinha de Seda

Em 1946, Arnaldo Amaral resolveu parar de cantar e seguiu com a carreira de radialista, tornando-se locutor e produtor de programas na Rádio Clube. Atuou, ainda, como locutor esportivo. Sua produção radiofônica mais famosa foi o programa "Pescador de estrelas", onde foram revelados nomes como Zezé Gonzaga, Jamelão, Ângela Maria, Dóris Monteiro, Norma Suely, Altamiro Carrilho, Miriam de Souza, Alaíde Costa, Marisa, Dalva de Andrade, Ellen de Lima, Humberto Martins, Marilena Cairo e os locutores Jair Amorim, Oswaldo Sargenteli, Américo Vilhena, Décio Luiz e Walter Luiz.

Encerrou sua carreira como diretor da Rádio Mundial, antiga Rádio Clube.

Fontes: Sites IMDB; BCC; Dicionário da MPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário