quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cassiano Gabus Mendes




(São Paulo em 29/07/1929 - São Paulo em 18/08/1993).

Mais conhecido como autor de novelas, o paulistano Cassiano Gabus Mendes, filho do radialista Otávio Gabus Mendes, herdou do pai a sensibilidade criativa e o domínio da dramaturgia. Foi um dos pioneiros da televisão no Brasil, estando lá desde a sua inauguração, em 1950, e atuou como ator, diretor e autor.

Chegou a ser diretor artístico da TV Tupi por dez anos e foi o criador do TV de Vanguarda”, um dos maiores marcos da televisão dos anos 50, onde interpretava, escrevia e dirigia.

Em 1953, Cassiano Gabus Mendes criou o seriado “Alô, Doçura!”, uma comédia romântica inspirada em “I Love Lucy”, grande sucesso da televisão norte-americana. No início era exibido apenas um episódio por semana, passando mais tarde a dois. Eva Wilma e Mário Sérgio foram os escolhidos para viver as aventuras de diferentes personagens a cada episódio. No ano de 1954 Mário Sérgio foi substituído por John Herbert. O sucesso da nova dupla foi imediato, com grande aceitação do público. A química entre os dois protagonistas foi além da ficção e em 1955 Eva Wilma e John Herbert se casaram.

Em 1966, Cassiano Gabus Mendes deixa de aparecer em frente às câmeras para se tornar apenas autor, escrevendo a novela “O Amor Tem Cara de Mulher”, baseada no original do argentino Nené Cascallar. “A novela ficou nove meses no ar.

Em 1968, Cassiano idealizou o roteiro daquela que se tornaria a novela que mudou o estilo do gênero no Brasil, “Beto Rockfeller”, chamando Bráulio Pedroso para escrevê-la.

Vai para a TV Globo em 1976, estreando na emissora carioca como autor de "Anjo Mau", um grande sucesso com Susana Vieira e José Wilker encabeçando um grande elenco. Fica sendo o grande autor das 19h da emissora e produz sucessos como: "Locomotivas" em 1977; "Te Contei?" em 1978; "Marrom Glacê" em 1979; "Plumas & Paetês" em 1981; "Elas Por Elas" em 1982; "Champagne" em 1984 (a primeira no horário das 20h); "Ti Ti Ti" em 1986; "Brega & Chique" em 1987; "Que Rei Sou Eu?" em 1989; "Meu Bem, Meu Mal" em 1991 e "O Mapa da Mina" em 1983.

Como ator ele voltou a fazer TV em "Perigosas Peruas" de Carlos Lombardi, levada ao ar em 1992 pela Globo, vivendo um mafioso, mas confessou que não tinha mais jeito e paciência para interpretar.

Cassiano era pai de dois atores: Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes e cunhado do ator Luis Gustavo que viveu o Beto Rockfeller.

Ele morreu vitimado por um enfarto do miocárdio, dias antes da sua última novela, "O Mapa da Mina", terminar no ar. O ator Lima Duarte, um de seus grandes amigos desde os tempos da TV Tupi, fez um discurso emocionado sobre o autor após a exibição da última cena da novela.

Texto: Rodolfo Bonventti (RB)

Fontes e Fotos: Cinemateca Brasileira, IMDB, Wikipedia, Site jeocaz.wordpress.com; www.teledramaturgia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário