terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fernando Vilar




(Rio de Janeiro em 1921 - Rio de Janeiro em 1977)

O ator Fernando Vilar, também creditado em Fernando Villar, atuou no teatro, cinema e televisão.

Em parceria com a atriz Zaquia Jorge, em 1951, criou a Companhia de Comédias Zaquia Jorge e Fernando Vilar, a qual tinha como elenco Zaquia Jorge, Fernando Vilar, Hortência Santos, Francisco Moreno, João Martins, Amadeu Celestino, Rodolfo Carvalho e Mário Ulles, além de 7 pessoas no setor técnico-administrativo, dentre eles, o irmão de Zaquia, Abrahão Jorge Filho, secretário da Companhia.

Os principais trabalhos de Fernando Vilar na televisão foram nas novelas "O Casarão" (1976); "Anjo Mau" (1976); "Escalada" (1975); "Uma Rosa Com Amor" (1972); "Selva de Pedra" (1972)

No cinema, Fernando Vilar atuou nos filmes "Independência ou Morte" (1972); "Terra da Perdição" (1962); "Corações na Sombra" (1952) e "Almas em Tumulto" (1949).

Fernando Vilar atuou também no "Grande Teatro Tupi" em episódios exibidos em 1952.

Fernando Vilar faleceu, de infarto fulminante, no Rio de Janeiro em 1977.


Fontes: Sites IMDB; Wikipedia; BCC.

Um comentário:

  1. Primeiro: Parabéns por este ótimo blog que, infelizmente, eu descobri tardiamente. Um belo trabalho abnegado e de amor a todos estes atores, atrizes, diretores...
    É interessante notar que Fernando Vilar teve uma morte, na vida real, muito parecida com a morte de seu personagem em Selva de Pedra 1972, onde fazia o segundo marido de Laura (Arlete Sales). O famoso "Poli", seu personagem, teve um infarto do miocárdio também fulminante numa festa na novela, 05 anos antes da morte do próprio Fernando Vilar.
    Tanta gente que já se foi e poucos blogs (este, o Adoro Coadjuvantes, o Elenco Brasileiro são alguns dos poucos exemplos) tem a gentileza de lembrar destes atores e atrizes quase anônimos para o público de hoje.
    Muito obrigado e continue este belo trabalho...por favor.

    ResponderExcluir