segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Regina Dourado




(Irecê, Bahia, em 22/08/1953 - Salvador, Bahia, em 27/10/2012).

A atriz Regina Maria Dourado, conhecida como Regina Dourado, deu início à carreira de atriz, aos 15 anos, na ‘Companhia Baiana de Comédias’ (sob a direção de Leonel Nunes). Na mesma época estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do ‘Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia’, do ‘Coral Ars Livre’ e do ‘Grupo Zambo’.

Regina Dourado estreou na televisão no especial “A Morte e a Morte de Quincas Berro D`água”, dirigido por Walter Avancini em 1978, e no ano seguinte faz sua primeira novela, “Pai Herói”, de Janete Clair. Na seqüência esteve em "Cavalo Amarelo" (80) e "Rosa Baiana" (81), mas brilhou mesmo em 1992, como a inesquecível personagem Lara Sereno de “Pão Pão, Beijo Beijo”.

Sua carreira na televisão é marcada por vários personagens em mais de 20 trabalhos entre novelas e minisséries. Ainda na Globo, atuou, dentre outras, nas novelas"Roque Santeiro", "Renascer", "Tropicaliente", "Explode Coração", "Rei do Gado", "Esperança" e “América”. Entre seriados e minisséries alguns destaques são: “Lampião e Maria Bonita”, “O Pagador de Promessas”, “O Sorriso do Lagarto” e “Tereza Batista”.

Além da TV Globo, Regina Dourado fez a novela “Seus Olhos”, no SBT (2004). Na TV Record desde 2006, Regina Dourado atuou em "Bicho do Mato", e, em 2007, esteve no elenco da novela “Caminhos do Coração”.

Também faz teatro, tendo participando de montagens de destaque como “Memórias de um Sargento de Milícias” (musical de Millôr Fernandes), “Declaração de Amor Explícito” e “Rei Brasil 500 Anos, Uma Ópera Popular” e “Tratado Geral da Fofoca”.

No cinema, depois de uma participação como uma cigana dançarina no filme “Amante Latino” (1979), de Pedro Carlos Róvai, protagonizado por Sidney Magal, e de cantar na trilha de “O Encalhe – Sete Dias de Agonia” (1982), de Denoy de Oliveira, estreou como atriz em grande estilo em “Baiano Fantasma”, também de Denoy, em 1984. O filme seguinte foi “Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra”, de Pedro Jorge de Castro, em 1986.

Na década de 90, Regina Maria Dourado atuou em três filmes: “Corpo em Delito”, de Nuno César de Abreu; “Corisco & Dada”, de Rosenberg Cariry; e “No Coração dos Deuses”, de Geraldo Moraes. Depois de vencer um câncer, Regina Dourado voltou à telinha e ao cinema; a atriz recebeu o prêmio de Melhor Coadjuvante pelo belo trabalho em “Espelho D`água – Uma Viagem no Rio São Francisco” (2004), de Marcus Vinícius César.

Regina ainda coleciona prêmios, como o de melhor atriz em “Tana's Takes” (Festival de Curta-Metragem – Rio Grande do Norte), “Tigipió” (Prêmio da Crítica – Festival de Cinema de Gramado) e “Corpo em Delito” (Prêmio Sesc – São Paulo). Na televisão, foi eleita melhor atriz coadjuvante em “Renascer” (Prêmio APCA – São Paulo), melhor atriz em “Tropicaliente” (Prêmio Master Jornal de Clubes – Rio de Janeiro) e recebeu o prêmio de melhor cena em “Explode Coração” (Prêmio Cassiano Gabus Mendes – Vídeo Show – Rio de Janeiro).

No início de 2010, Regina Dourado passou por mais uma cirurgia para retirada de um câncer, desta vez na mama esquerda. Em 2004, a atriz já tinha passado por duas intervenções para a retirada de um tumor na mama direita.

Em 2011, Regina Dourado participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria.

Aos 59 anos, recuperando-se de um segundo câncer, diagnosticado em 2010, Regina voltou ao palco em abril 2012. Como no ano anterior, viveu Maria, na "Paixão de Cristo", dirigida por seu irmão Paulo Dourado, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves de Salvador.

Mas atriz perdeu a batalha contra o câncer e faleceu em um hospital em Sãlvador, na manhã de 27 de outubro de 2012.

Fontes: Mulheres do Cinema Brasileiro, Wikipédia, Terra Chat, Portais de Notícias, Adoro Cinema Brasileiro.

sábado, 27 de outubro de 2012

Vera Abelha




(1955 - 2002).

O travesti Vera Abelha nasceu em 1955 e nas décadas de 70 e 80 fez muito sucesso na noite paulistana.

Participou de espetáculos de teatro e fez uma participação marcante no filme "Eu Te Amo" de 1981, dirigido por Arnaldo Jabor.

No filme, Vera Abelha interpreta ela mesma durante um encontro com o personagem vivido pelo ator Paulo César Pereio dentro de um carro.

(RB).

Aos 59 anos, morre de cancer a atriz Regina Dourado