terça-feira, 1 de maio de 2012

Luiz Carlos Buruca




(São João Del Rey, MG, 06/10/1948 - Rio de Janeiro, RJ, 29/04/2012)

O ator, diretor, autor e produtor Luiz Carlos Pulchério de Medeiros, conhecido por Luiz Carlos Buruca, era mineiro de São João Del Rey, Minas Gerais.

Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília, ele começou no teatro, onde foi dirigido por grandes nomes como Celso Nunes ("Equus"), Bibi Ferreira ("Deus lhe Pague"), Marília Pêra ("As Preciosas Ridículas"), Marco Nanini ("Fulaninha e Dona Coisa") e Moacir Góes ("Toda Nudez Será Castigada").

Participou dos musicais americanos “Chorus Line” e “Charity, Meu Amor”.

Na televisão, Buruca estreou em 1979 em um episódio do seriado "Ciranda, Cirandinha" e atuou em várias novelas da Rede Globo como “O Amor está no Ar”, “Celebridade”, “Barriga de Aluguel”, “Chocolate com Pimenta”,”Pé na Jaca” e”Cobras e Lagartos”.

Na Rede Manchete, Luiz Carlos Buruca fez o cantor Vicente Celestino na novela "Kananga do Japão".

Também atuou na linha de shows da Rede Globo, dentre os quais "Planeta dos Homens”, “Viva o Gordo” e ”Chico Anísio Show”.

Dirigiu duas peças de Maria Clara Machado: “Pluft” e “Chapeuzinho Vermelho” e o musical americano “Joseph”.

Foi assistente de direção de Marília Pêra na peça “Amigo Oculto” de Augusto Boal e de Paulo Mendonça no curta “A Casa Tomada”, premiado no Festival de Curta do JB.

Em cinema atuou nos filmes “Menino do Rio”, “Sonho de Menina Moça” e “Amante Latino”.

Foi produtor executivo na 2ª Mostra Internacional de Teatro de Animação realizada no Rio de Janeiro em 2003.

Em 2008, Luiz Carlos Buruca adaptou e dirigiu o espetáculo de bonecos "Uma Família Feliz", de Hans Christian Andersen, para o grupo Nóis do Vento, do qual é idealizador.

Em 2009, "Uma Família Feliz" saiu em turnê pelo Estado do Rio de Janeiro.

Foi diretor artístico do SATED-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro).

Luiz Carlos Buruca faleceu aos 63 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, no Rio de Janeiro.

Fontes: Rede Globo, UOL, Terra.